6 de maio de 2024
Turismo

Viagens corporativas despencam mais de 90% em abril

A queda registrada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) em abril deste ano totaliza 91,99%. Dados detalhados sobre o desempenho de cada uma das empresas do setor de transporte nesta fase de pandemia estão disponíveis na base de dados da Abracorp.

Prevalecem os índices negativos em todos os modais: aéreo (voos comerciais), aquaviário (cruzeiros marítimos), rodoviário (ônibus) e ferroviário, tanto para viagens nacionais como internacionais. A queda mínima foi de 81,86%, exceto para os serviços de transfer, que caíram 74,52%.

Na média, a retração da movimentação da hotelaria foi igual ou superior a 78,41%. Demais serviços prestados pelas agências de viagens corporativas registraram perdas superiores a 92.84%. Apenas serviços de apoio para emissão de vistos e encaminhamento de documentos para o exterior tiveram queda inferior, de 74,52%. De todos, o segmento de locação foi o que apresentou menor nível de queda: 55,91%.

Diante deste cenário, com os protocolos sanitários em implantação por parte de todos os envolvidos no ecossistema, prevalece a certeza de que o mercado de viagens e turismo retomará sua trajetória de crescimento. A união de esforços entre entidades, empresas e profissionais engajados na defesa de um objetivo comum é fundamental para sensibilizar o viajante, mostrando a ele que será muito segura a próxima viagem.

Informações sobre os protocolos sanitários implantados pelo mercado podem ser acessados em www.abracorp.org.br/protocolos.