5 de maio de 2024
Rio Grande do Norte

Convênio entre Senac e Setur RN forma primeira turma de guias de turismo do Vale do Açu

O Senac RN, por meio de convênio com a Secretaria de Turismo do RN – Setur, formou a primeira turma do curso Técnico em Guia do Turismo direcionada aos profissionais que atuam na região do Vale do Açu. Lançada em fevereiro de 2022, a turma de novos profissionais foi composta por 18 estudantes dos municípios de Assú, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, Macau, Pendências e Porto do Mangue. Todos foram indicados pelas prefeituras, em uma iniciativa que teve como foco promover o desenvolvimento e valorização da atividade turística na região. 

“No curso de Guia de Turismo do Senac, nosso objetivo é profissionalizar o aluno de forma que ele, de posse do diploma, possa se cadastrar no ministério do Turismo e, através do CADASTUR atuar nos âmbitos para o qual se formou. Por ser um mercado muito concorrido, ter uma preparação de excelência, como a do Senac, faz a diferença para que esse novo profissional tenha maiores chances de empregabilidade. Por isso, trabalhamos todas as competências necessárias para a atividade, divididas em oito unidades curriculares, através de um plano de ensino-aprendizagem”, explica o instrutor do curso, João Amorim.

Entre os formandos, o concluinte Lucas Amorim é um dos que já está colocando em prática o aprendizado. Tão logo recebeu o diploma, ele foi contratado para trabalhar como coordenador na secretaria de turismo de Carnaubais. 

“Me matriculei no curso sem nenhuma experiência, era o primeiro contato com a área. Hoje vejo o profissional que me tornei: estou sempre à procura de informações e buscando desenvolver os conhecimentos que adquiri. O curso proporcionou uma vontade de querer sempre aprender mais. Foi durante as aulas e com todo o incentivo que recebi dos professores que desenvolvi habilidades como trabalhar em grupo, com planejamento e proatividade. Aprendi que esses são requisitos que todo profissional precisa levar em sua bagagem e esses foram os maiores aprendizados para mim”, disse Lucas.

O curso de Técnico em Guia de Turismo do Senac contempla uma carga de 800 horas, ministradas com uma metodologia focada em habilitar o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, condução e assistência sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades. A capacitação também forma profissionais para organizar novos roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante e da localidade, ou seja, um profissional que irá atuar diretamente na manutenção e desenvolvimento do segmento turístico.  

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o convênio entre o Senac e a Setur RN desponta como mais uma das iniciativas das entidades para contribuir na interiorização do turismo do RN. 

“Estamos entregando a região do Vale do Açu um grupo de profissionais qualificados e atualizados para desempenhar atividade turística com profissionalismo e excelência, oferecendo um serviço de qualidade que, não tenho dúvidas, será refletido na movimentação turística dessa região do estado”, disse Queiroz. 

A iniciativa em formar uma turma de Guia de Turismo para essa região surgiu de demandas do Fórum Caminhos das Águas Doces, organização que, entre outros pleitos, reúne municípios do Vale do Açu na discussão de ações e projetos que visem enaltecer o segmento do turismo na região. No ano passado, o curso foi viabilizado através de emenda parlamentar da deputada federal, Natália Bonavides. 

A secretária de turismo do RN, Ana Maria Costa, destaca que “a capacitação profissional é um dos pilares do fortalecimento da atividade turística no interior. O Senac é um grande parceiro pois priorizamos não apenas a oferta de cursos, mas a garantia da qualidade no ensino. Esta ação beneficiou a população do Vale do Açu por meio da formação de profissionais aptos para atuarem na condução de pessoas e grupos nos diversos campos turísticos com responsabilidade social e ética, valorizando o patrimônio histórico-cultural das cidades”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *