28 de abril de 2024
DicasSustentabilidadeTurismo Ecológico

Fecomércio realiza Seminário Internacional de Turismo Sustentável em Pipa e Natal

Empresários e atores do trade turístico potiguar terão a oportunidade de vivenciar uma imersão sobre as tendências mundiais da sustentabilidade na atividade turística. Nos dias 27 e 28 de abril, o Sistema Fecomércio RN, em parceria com a Facisc SC, o Instituto DEL e o Instituto de Economia Bávara (BBW), da Alemanha, realizará o Seminário Internacional de Turismo Sustentável, com programação nos municípios de Tibau do Sul (Pipa) e Natal e participação de especialistas alemães para debates e intercâmbio de conhecimentos no assunto.

Fruto das ações desenvolvidas pelo DEL Turismo – programa desenvolvido pelo Senac RN para promoção do desenvolvimento turístico sustentável nos municípios potiguares – o Seminário é tem como objetivo ampliar experiências no estudo e aplicação de ações sustentáveis na promoção do turismo potiguar.

“Essa é mais uma iniciativa do Sistema Fecomércio para fornecer ao trade turístico potiguar conhecimentos e estratégias focadas na sustentabilidade, pois entendemos a importância dessa pauta na atividade turística do RN. Nosso objetivo é colaborar cada vez mais para que esse segmento, que é uma das nossas principais atividades econômicas, esteja alinhado com as tendências mundiais se desenvolvendo com competitividade e responsabilidade social”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Programação

A abertura do Seminário Internacional de Turismo Sustentável no RN será no município de Tibau do Sul com uma roda de conversa entre empresários e especialistas da região da Baviera sobre os cases de práticas sustentáveis na Europa. Na sequência, eles farão a Rota das Ostras, um roteiro desenvolvido pelo município de Tibau para promoção do Turismo de Experiência na região.

O Segundo e último dia do Seminário será em Natal, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. Os convidados internacionais debaterão sobre os temas relacionados ao Turismo Sustentável, com uma explanação sobre as tendências no cenário nacional e internacional.

Além do RN, os municípios de Florianópolis e Bom Jesus da Senac, em Santa Catarina, receberão a comitiva alemã nos dias 24 e 25 com programação similar. O Seminário Internacional de Turismo Sustentável será transmitido ao vivo, no canal do Senac no Youtube (@senacrn).

Sistema de Inteligência Turística

Encerrando a programação do Seminário em Natal, a Fecomércio RN e Emprotur, em parceria com a o Natal Convention Bureau e Pipa Convention Bureal, irão lançar a Pesquisa de Perfil dos Participantes de Eventos, que será aplicada pelo Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio). O levantamento tem como objetivo mapear o perfil das pessoas que participam de eventos no RN, pontuando as características socioeconômicas dos respondentes e avaliar a percepção dele sobre o estado e sobre o evento do qual participou.

Desenvolvido em parceria entre a Fecomércio RN, por meio do Senac e o Governo do Estado, por meio da Emprotur, o Sírio é uma plataforma on-line que disponibiliza dados relacionados ao turismo potiguar por meio de Dashboards interativos e dinâmicos a fim de auxiliar na tomada de decisões do trade turístico e potencializar o desenvolvimento estratégico do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *