27 de abril de 2024
Curiosidades

O que torna uma cidade um Destino Turístico Inteligente?

Destinos Turísticos Inteligentes são uma tendência crescente na indústria do turismo. É uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada em 2021 pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro.

No país, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

Elevador Lacerda em Salvador (BA). Crédito: Márcio Filho/MTur

“A estratégia ajuda as cidades a desenvolverem e estruturarem seus atrativos turísticos, de forma mais inovadora e sustentável. É uma ação que transforma realidades, ajudando os nossos destinos a ampliarem a competitividade por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. 

QUALIFICAÇÃO – A estratégia brasileira na construção de DTI´s, já tem sido disseminada pelo mundo. Nessa semana, entre os dias 27 a 31 de março, a Coordenadora-Geral de Planejamento, Inteligência e Inovação no Turismo substituta, Bárbara Blaudt, foi palestrante no MTur no curso “Direção e Gestão de Destinos Turísticos Inteligentes”, realizado em Cartagena das Índias na Colômbia, onde apresentou a mais de 10 países da América Latina e Caribe, além da Espanha, o modelo brasileiro e a estratégia nacional DTI Brasil.

O curso promoveu a capacitação de gestores, que já conheciam o modelo DTI, expandindo o conhecimento sobre elementos fundamentais do modelo de DTI, seu sistema de diagnóstico e planejamento estratégico, indicadores que compõem a metodologia e as recomendações necessárias.

Como fazer parte da estratégia DTI?

O Ministério do Turismo estabeleceu 105 requisitos, que são necessários para iniciar um trabalho de desenvolvimento de um destino turístico, visando à sua transformação. Entre eles, é importante que os destinos saibam gerir os recursos da sua cidade de forma eficiente; proporcionar experiências de qualidade para o turista; criar vivências integrativas e oferecer atrativos acessíveis.

Clique AQUI e veja todos os requisitos no manual.

EDITAL ABERTO – Se a sua cidade se encaixa nos requisitos, atenção! O MTur está selecionando dez municípios para receberem uma consultoria que realizará o diagnóstico do destino. O objetivo é que, com este diagnóstico, cada destino crie um Plano de Transformação para cumprir com os requisitos mínimos para se transformarem em um DTI, além de promover um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes. As inscrições estão abertas e ficarão disponíveis até o dia 21 de abril. Podem participar municípios da categoria A e B do Mapa do Turismo.

Clique AQUI e inscreva sua cidade.

Atualmente, existem 10 cidades, no Brasil, que possuem o certificado de “DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) em Transformação” e que poderão, num futuro próximo, receber auditoria a fim de conseguirem o Selo DTI Brasil. São: Brasília e Campo Grande (Centro-Oeste); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte).

Clique AQUI e conheça mais sobre DTI.

DTI – É inspirado na metodologia da Espanha, lançada em 2012, pela SEGITTUR (Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas). As cidades que integram o DTI conquistam mais espaço no setor do turismo, ampliando a competitividade turística, a promoção internacional e a oportunidade de investimentos externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *