30 de abril de 2024
Rio Grande do Norte

Preserve Pipa e Projeto Tamar promovem Dia Mundial da Limpeza na Praia da Pipa

Dias 17 e 18 serão dedicados a limpeza da Praia do Amor, Praia do Centro e Praia do Madeiro.

Preserve Pipa (www.preservepipa.com.br) em parceria com o Projeto Tamar realizam uma ação ambiental em comemoração ao World Cleanup Day (WCD) – Dia Mundial da Limpeza. O evento será   realizado nos dias 17 e 18 de setembro e será dedicado a limpeza para a retirada de resíduos sólidos nas praias. No sábado (17), a ação acontece na Praia do Amor e Praia do Centro e no domingo (18), será a vez da Praia do Madeiro. Além dos participantes do Preserve Pipa e Projeto Tamar e voluntários, a iniciativa busca motivar toda população a participar junto. Quem quiser participar como voluntário, basta ir a um dos pontos de encontro a partir das 11h, no sábado (17) será no Canana da Carol na Praia do Amor e no domingo (18), o ponto de encontro será na Barraca Madeiro Drinks, na Praia do Madeiro.

A maratona em favor da sustentabilidade também contará com ação  do Projeto Tamar para turistas, frequentadores e moradores sobre conscientização ambiental e as consequências causadas pelo lixo às tartarugas e golfinhos tão presentes no litoral do RN, especialmente na Praia da Pipa. O lixo pode causar obstruções do trato digestório comprometendo a capacidade de se alimentarem ou a má nutrição, podendo levar até os animais à morte; doenças; diminuição da reprodução, do crescimento e da longevidade.

“É extremamente importante essa conscientização de todos sobre a preservação do meio ambiente e como isso impacta em todas as esferas, seja na natureza, na economia, no turismo e nas nossas vidas. Por isso estamos empenhados a levar essa causa como algo primordial na preservação da nossa querida Praia da Pipa”, afirma Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.

O movimento Preserve Pipa já realiza limpezas rotineiras na praia e ações periódicas de preservação e valorização de um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Entre as ações, para garantir a proteção das belezas naturais que atraem visitantes de todo o mundo, o Movimento realiza a coleta seletiva de resíduos com certificado de rastreabilidade emitida pela Associação de Catadores de Reciclagem de Arez, AMAREZ. Em parceria com a Pipa Limpa, responsável por capacitar os associados para realização da coleta seletiva que a Amarez recolhe, com conteúdos voltados para a educação ambiental.  Essa rastreabilidade consiste em uma certificação de que o Preserve Pipa irá garantir o encaminhamento dos materiais recicláveis para destinos ambientalmente corretos. A estimativa é desviar do aterro sanitário pelo menos meia tonelada de resíduos por mês.

O que é o Preserve Pipa

O movimento Preserve Pipa é uma iniciativa dos integrantes da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau em prol da harmonia entre natureza e empresas locais. Ao todo, são 46 empreendimentos participantes, todos com avaliação acima dos 90% de aprovação entre os clientes. O foco é a qualidade no atendimento, boas instalações e preocupação com a natureza.

Serviço: 

Dia Mundial da Limpeza – Praia da Pipa

17/09 – sábado – 11h

Praia do Amor e Praia do Centro 

Ponto de encontro: Canana da Carol na Praia do Amor

18/09 – domingo – 11h

Praia do Madeiro

Ponto de encontro: Barraca Madeiro Drinks, na Praia do Madeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *