27 de abril de 2024
Política

A conexão Bolsonaro-Trump que ameaça as eleições brasileiras

7253E651-F35F-480C-8383-973D911D252E

Com os números das pesquisas em queda, o presidente Jair Bolsonaro já questiona a legitimidade da eleição do próximo ano.  Ele tem ajuda dos Estados Unidos.

Por Jack Nicas, para o The New York Times, em 11 de novembro de 2021

BRASÍLIA – O auditório ficou lotado, com uma multidão de mais de mil torcidas contra a imprensa, os liberais e os politicamente corretos.  Havia Donald Trump Jr. alertando que os chineses poderiam se intrometer na eleição, um congressista do Tennessee que votou contra a certificação da votação de 2020 e o presidente reclamando de fraude eleitoral.

Em muitos aspectos, a reunião de setembro parecia apenas mais um CPAC, a conferência política conservadora.  Mas estava acontecendo no Brasil, a maior parte em português e o presidente no púlpito era Jair Bolsonaro, o líder de direita do país.

Recém-saído do ataque aos resultados da eleição presidencial dos EUA em 2020, o ex-presidente Donald J. Trump e seus aliados estão exportando sua estratégia para a maior democracia da América Latina, trabalhando para apoiar a candidatura de Bolsonaro à reeleição no próximo ano – e ajudando a semear  dúvida no processo eleitoral caso perca.

Eles estão rotulando seus rivais políticos de criminosos e comunistas, construindo novas redes sociais onde ele pode evitar as regras do Vale do Silício contra a desinformação e ampliando suas alegações de que as eleições no Brasil serão fraudadas.

Para os ideólogos americanos que defendem um movimento nacionalista de direita, o Brasil é uma das peças mais importantes do tabuleiro global de xadrez.

Com 212 milhões de pessoas, é a sexta maior nação do mundo, a força dominante na América do Sul e lar de uma população predominantemente cristã que continua a se deslocar para a direita.

O Brasil também apresenta uma rica oportunidade econômica, com abundantes recursos naturais disponibilizados pela reversão das regulamentações de Bolsonaro e um mercado cativo para as novas redes sociais de direita administradas por Trump e outros.

Para o presidente brasileiro, que se encontra cada vez mais isolado no cenário mundial e impopular em casa, o apoio americano é um impulso bem-vindo.  O nome Trump é um grito de guerra pela nova direita do Brasil e seus esforços para minar o sistema eleitoral dos EUA parecem ter inspirado e encorajado Bolsonaro e seus apoiadores.

Mas o Brasil é uma nação profundamente dividida, onde as instituições que protegem a democracia são mais vulneráveis a ataques.  A adoção dos métodos de Trump está adicionando combustível a uma caixa de pólvora política e pode se revelar desestabilizadora em um país com um histórico de violência política e regime militar.

“Bolsonaro já está colocando na cabeça das pessoas que não aceitará a eleição se perder”, disse David Nemer, um professor brasileiro da Universidade da Virgínia que estuda a extrema direita do país.  “No Brasil, isso pode sair do controle.”

Steve Bannon, o ex-estrategista-chefe de Trump, disse que o presidente Bolsonaro só perderá se “as máquinas” roubarem a eleição.  O deputado Mark Green, um republicano do Tennessee que promoveu leis de combate à fraude eleitoral, se reuniu com legisladores no Brasil para discutir “políticas de integridade de voto”.

TL Comenta:

Em longa matéria, o mais importante jornal do mundo faz um relato das conexões do Presidente Bolsonaro com a extrema direita americana, saudosa de Donald Trump, que continua questionando a lisura das eleições perdidas.

9E0F404B-2441-4FFD-8466-A30B491C5DD3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *