27 de abril de 2024
HistóriaPolítica

A DANÇA DOS PREFEITOS

Bumba-meu-boi – Newton Navarro (1928/1992) – Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte


Nas efemérides pelos cem anos  da independência, quando construiu o palacete de linhas coloniais  onde seria traçado o futuro da cidade, o arquiteto italiano
Miguel Micussi deve ter pensado também na dança do poder.

Os amplos salões, as largas portas, o assoalho de madeira corrida, a iluminação bruxuleante, são convites para pas de deux, rodopios e piruetas.

Em eras mais remotas, as grandes datas foram comemoradas com valsas e polcas.                               

Tempo aristocrático do engenheiro de english aplomb, em prolongamento para outro, igualmente nobre e gentil que virou praça no populoso Alecrim.

Com a ascensão do primeiro popular, de  origem oligárquica, eleito pelo voto dos alfabetizados, foi a vez dos folguedos praianos e dos baixios chegarem aos altos da cidade, para bailarem livres dos alagadiços das rocas e ribeiras.

Mostrou que de pé no chão, além de se ensinar a ler, também se podia dançar. Araruna, Boi Calemba. Chegança e Pastoril.

Quando foi permitida  a escolha do ritmo por eleição da  gentinha, o sucesso foi marcado pelas paródias.  Antes do fim combinado,  uma piada de bom gosto em alta patente, fez o maestro perder  batutas e partituras.

O estilo familiar voltaria anos depois com um aprendiz que apesar de desengonçado, rodopiou por muito tempo nos melhores bailes da república. Até perder o timing de pendurar as sapatilhas.

No longo inverno das marionetes,  desanimação pra nunca mais voltar. Só de longe se podia ouvir o ritmo cadenciado das marchas desalmadas e das fanfarras tristes.

Já prevendo  o tempo carrancudo prestes a se dissipar,  portas reabertas com o novo ritmo das lambadas. E para uma dinastia.

Dançarinos que dominavam na teoria, a técnica mas dançavam sem alma,  não evoluíram.

Quando a partner assumiu o comando do sarau, a plateia gostou, pediu bis e abriu pauta para ela em outro palácio ainda mais majestoso, onde, sob aplausos, voltou a abrir as cortinas da boca de cena e do sucesso eleitoral.

Seu reserva, agradou quando trouxe a animação e os bonecos do carnaval de Olinda mas não conseguiu contagiar o público do interior.

Nem a crítica musical e de tudo mais que estivesse fora da ordem, dizendo como consertar, se deu bem no ambiente sem assepsia.

Chegou a vez do  reserva do reserva mostrar seu valor.

Ainda sem saber muito bem onde mostrar o  gingado aprendido em bailes de coroas,  procura seu lugar no palco principal, dividindo  os holofotes com mega estrelas do cancioneiro.

E tome frevo, xote, xaxado e baião.

Gravura do álbum Bumba-meu-boi (1980) – Newton Navarro

(O texto publicado em 26/02/2020, vaticinando que o prefeito Álvaro Dias mostraria seu valor na reeleição, quatro anos depois, constata que ele ainda não tem um candidato à sua sucessão, para chamar de seu)  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *