27 de abril de 2024
Medicina

Câncer cada vez mais jovem

 

O  Wall Street Journal (WSJ), o mais conhecido jornal  na área econômica, publicou um longo artigo que trata de um fenômeno que tem sido observado em diversos países, incluído o Brasil.

O aumento da incidência de tumorações malignas nas faixas mais jovens da população.

Foto: Fly View/Getty Images

O câncer está atingindo mais jovens e os médicos estão alarmados e perplexos


Trechos da matéria do WSJ, por Brianna Abott, publicado em 11/01/2024


O câncer está atingindo mais jovens nos EUA e em todo o mundo, confundindo os médicos.

As taxas de diagnóstico nos EUA aumentaram em 2019 para 107,8 casos por 100.000 pessoas com menos de 50 anos, um aumento de 12,8% em relação aos 95,6 em 2000, mostram dados federais.

Um estudo publicado  no ano passado no BJM Oncology relatou um aumento global acentuado de cânceres em pessoas com menos de 50 anos, com as taxas mais elevadas na América do Norte, Austrália e Europa Ocidental. 

Os médicos estão correndo para descobrir o que os deixa doentes e como identificar os jovens que correm alto risco. Eles suspeitam se as mudanças na forma como vivemos – menos atividade física, mais alimentos ultraprocessados, novas toxinas – aumentaram o risco para as gerações mais jovens.

“Os pacientes estão ficando mais jovens”, disse a Dra. Andrea Cercek, que codirige um programa para pacientes com câncer gastrointestinal de início precoce no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York

“É provável que seja alguma mudança ambiental, seja na nossa alimentação, nos nossos medicamentos ou algo que ainda não identificámos.” 

Embora o câncer ainda atinja os idosos com muito mais frequência do que os jovens, o aumento dos casos de início precoce ameaça travar o progresso. Um em cada cinco novos pacientes com câncer colorretal em 2019 tinha menos de 55 anos, quase o dobro desde 1995.

Esses pacientes mais jovens são frequentemente diagnosticados em estágios avançados. As taxas de mortalidade por câncer colorretal entre pacientes com mais de 65 anos estão diminuindo, diferente daqueles com menos de 50 anos. 

Os pesquisadores estão examinando possíveis causas que vão desde estilos de vida inativos até microplásticos.

Alimentos fritos e altamente processados têm sido implicados em outros estudos de câncer colorretal de início precoce, enquanto dietas com fibras, frutas e vegetais provavelmente reduzem os riscos.

Os cânceres, incluindo o colorretal, o da mama e o do pâncreas, têm sido associados à obesidade, e estudos apoiam uma ligação entre o excesso de peso e alguns cânceres de início precoce.

Mas os médicos disseram que a obesidade e o estilo de vida não explicam totalmente a situação das pessoas que chegam às suas clínicas.

“Muitos dos pacientes jovens são muito saudáveis”, disse a Dra. Y. Nancy You, cirurgiã de câncer colorretal do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, em Houston.

Patrick Beauregard,  com sua esposa, Amanda, e seu filho recém-nascido, menos de dois meses antes da morte de Patrick, por câncer                                             Foto: Amanda Beauregard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *