27 de abril de 2024
Coronavírus

CORRUPÇÃO PANDÊMICA

F27B56A5-79BB-43C6-8195-2A525EC9497E
O coronavírus está devastando  a América Latina junto com uma onda de corrupção  que varre a região.

Fonte: The New York Tines.

Por Natalie Kitroeff e Mitra Taj                                   20 de junho de 2020.

De todos os esquemas que extraíram recursos de países latino-americanos que combatem o coronavírus, a conspiração para lucros com bolsas para  cadáveres pode ser a mais descarada.

No mês passado, promotores do Equador anunciaram que identificaram um círculo criminoso em conspiração com autoridades de saúde para ganhar um contrato de venda de envólucros para mortos a 13 vezes o preço real.

Um dos homens envolvidos, Daniel Salcedo, fugiu do Equador em um pequeno avião que caiu no Peru.  Salcedo agora está se recuperando, sob a custódia da polícia do Equador.

Mesmo quando a América Latina emergiu como epicentro da pandemia, com mortes e infecção em alta, os esforços para conter a crise foram prejudicados por uma ladainha de escândalos de corrupção.

Dezenas de funcionários públicos e empreendedores locais são acusados de explorar a crise para enriquecimento pessoal, vendendo influência a hospitais e governos que majoram preços de suprimentos médicos, incluindo máscaras, desinfetante e ventiladores.

Alguns dos equipamentos eram tão falhos que se tornaram inúteis – e podem ter contribuído ainda mais para agravamento da doença e mortes.

“As pessoas estão morrendo nas ruas porque o sistema hospitalar entrou em colapso”, disse Diana Salazar, procuradora-geral do Equador.  “Para lucrar com a dor dos outros, com todas essas pessoas que estão perdendo seus entes queridos, é imoral.”

As investigações sobre fraudes atingiram os mais altos níveis do governo.  O ex-ministro da Saúde da Bolívia está em prisão domiciliar aguardando julgamento por acusações de corrupção, depois que o ministério pagou um milhão de dólares a mais do que o preço normal  de 170 ventiladores que nem funcionaram  corretamente.

No Brasil, que tem o segundo maior número de mortes por coronavírus após os Estados Unidos – e na sexta-feira ultrapassou um milhão de casos relatados – funcionários do governo em pelo menos sete estados estão sob investigação sob suspeita de uso indevido de mais de 200 milhões de dólares de dinheiro  público durante a crise.

Na Colômbia, são investigados relatos de que mais de 100 doadores de campanhas políticas receberam contratos lucrativos para fornecer suprimentos de emergência durante a pandemia.

O chefe de polícia e o ministro do Interior do Peru renunciaram depois que seus subordinados compraram desinfetante diluído e máscaras faciais frágeis para policiais, que então começaram a morrer de infecções pelo vírus a taxas alarmantes.

Os promotores estão investigando as ligações entre policiais e fornecedores do equipamento para determinar se eles conspiraram para fraudar o governo.

TL comenta:

O RN participa nesta  estória com quase 5 milhões de reais, entregues ao Consórcio Nordeste como pagamento antecipado por respiradores para UTIs que ainda estão sendo esperados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *