27 de abril de 2024
CoronavírusImprensa Nacional

CPI: Hospitais das Forças Armadas também negaram leitos para Governo do RN

A_54

A informação está em matéria contundente da Folha de São Paulo desta quarta-feira, 26.

As Forças Armadas negaram o compartilhamento de leitos de enfermaria e de UTI com civis, apesar de haver vagas disponíveis em hospitais militares, segundo informações de documento enviado pelo Ministério da Defesa à CPI da Covid no Senado.

O documento é assinado pelo ministro Walter Braga Netto.

As solicitações foram feitas por Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Amazonas e pelo município de Xanxerê, em Santa Catarina.

A pasta não detalhou quando os governos estaduais pediram os leitos, mas as planilhas entregues à CPI mostram que, em diversos períodos de janeiro a abril deste ano, havia vagas.

A Folha teve acesso ao ofício encaminhado pela secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte pedindo que a Casa Civil articulasse com as Forças Armadas vagas em hospitais militares.

O pedido foi feito em março deste ano. No estado há o Hospital Naval de Natal e Hospital de Guarnição de Natal.

No primeiro, a ocupação de clínicos atingiu no máximo a 85% naquele mês. Já no segundo houve ocupação total de leitos de UTI, mas a ocupação dos leitos clínicos era de 12%.

O Ministério da Defesa afirmou, por meio de nota, que os assuntos pautados na CPI da Covid “serão tratados apenas naquele fórum”.

Em uma série de reportagens, a Folha revelou a ociosidade de leitos em hospitais militares, especialmente de enfermaria, e a reserva de vagas a integrantes das Forças Armadas.

Braga Netto foi convocado a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados, ocasião em que negou essa ociosidade e em que sustentou o argumento de que esses hospitais não integram a rede pública.

Ele aponta valores menores de uso de dinheiro público nessas estruturas e diz que a maior fatia do financiamento sai de contribuição dos próprios militares.

6 thoughts on “CPI: Hospitais das Forças Armadas também negaram leitos para Governo do RN

  • solange pereira da silva

    Independente de uso de valor de dinheiro público nessas estruturas, todos eles fazem parte do Brasil e, como tal, tem o dever de atender sua população. Erro grave!!!

    Resposta
  • Leonardo Arruda Camara

    Fatima manteve contatos com o Comando aqui, que transferiu o assunto para o Comando Militar do Nordeste. À Governadora foi dito da impossibilidade da cessão do Hospital da Guarnição, aqui em Natal, mas se comprometeram à compensar, coloborando com outras acoes, inclusive com a Testagem do Covid 19. Contatos feitos pessoalmente pela Governadora Fatima Bezerra

    Resposta
    • observanatal

      É muita envergadura da comandante militar do RN.

      Resposta
  • Fernando

    Sao os funciobarios pagos com dinheiro do povo
    Esses realnente nada produzem so sugam o dinheiro da nacao …

    Resposta
  • PedroArtur

    A populaçao do RN precisa entender que a Sra governadora Eh um zero a esquerda , pergunta porque ela e seu grupo nao montou um HOSPITAL de campanha como o competente prefeito de NATAL fez, dinheiro do GOVERNO FEDERAL veio , para onde foi esse dinheiro ? a sei foi para pagar o salario atualizado dos cargos comissionados , que eh bom lembrar sao os unicos que recebe sem atraso, porque os normais tem folha atrasada desde o governo Robson , outro politico zero a esquerda.

    Resposta
    • observanatal

      O hospital de campanha, pela solicitação, seria o hospital de campanha do Exército. Atirar com a pólvora dos outros é bom demais.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *