27 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Depois de encantar São Paulo, Mula Preta exporta seu “desenho arretado” aos cariocas

 

O estudio potiguar – com fama mundial – é destaque no caderno Ela de O Globo com duas páginas neste domingo. 

Entre as peças mais famosas do estúdio Mula Preta, de André Gurgel e Felipe Bezerra, um designer de produto e o outro arquiteto, respectivamente, está o Pebolim Pulse, uma mesa de totó escultural, que, além de decorar, diverte os ambientes.

E é exatamente isso que as criações da dupla de Natal fazem: surpreendem e descontraem.

“Um dos traços marcantes do nosso desenho é o bom humor e a irreverência. Seja no traço, seja na inspiração”, comenta André. “O contraste do nome e a sofisticação das peças também é uma característica marcante.”

A poltrona Basquete é outra que sai do lugar comum: inspirada em uma bola, seus gomos de couro viraram um pouso aconchegante e inusitado.

Foi um dos primeiros lançamentos da dupla e um dos mais premiados — o estúdio, aliás, já abocanhou mais de 15 troféus internacionais, entre os concorridos Platinum no A Design Award de Milão e Good Design de Chicago.

“Além da Basquete, podemos listar a poltrona Duna (inspirada nas dunas do Rio Grande do Norte) como peças fundamentais para conceituar a nossa marca.

Foram as primeiras e a que retratamos da melhor maneira o nosso DNA”, define Felipe.

“A criação mais recente é a mesa de xadrez Cambito, uma estrutura monolítica com grafismos refinados com a essência do tabuleiro, redesenhamos inclusive as peças”, adianta.

Nesses dez anos de marca, o Mula Preta (o nome vem de uma canção de Luiz Gonzaga) levou o design nordestino brasileiro aos holofotes. Com muito regionalismo, mas produtos direcionados para industrialização e escala de produção, eles se espalharam por todas as capitais do país.

No Rio, acabam de chegar com exclusividade na Way Design, no CasaShopping.

“A criatividade dos mobiliários traz um clima lúdico para a casa. E essa estética despojada é a cara do carioca”, elogia Alexandre Pazzini, sócio da loja. Eles ainda abriram uma flagship em São Paulo, são destaques internacionais e não param de lançar novidades. 

 “O regionalismo está intrinsecamente conectado ao que somos, ao nosso jeito brincalhão, ao sotaque e ao que produzimos. Tudo para nós serve de inspiração, frutas, falésias, praias etc. O diferencial está em como transformamos essas inspirações em produtos com muitas tecnologias”, diz André.

“O Nordeste é muito rico em design e precisa ser explorado e reverberado nacionalmente e internacionalmente. Apesar de sermos considerados um dos responsáveis por levar a região a esse patamar, não nos vemos assim. Mas se isso traz benefício
para o design contemporâneo feito aqui, é uma honra para nós”, finaliza Felipe

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