26 de abril de 2024
OpiniãoPesquisa

Recortes da Paraná Pesquisa mostram Lagartixa empatado com Natália na espontânea e desaprovação de Fátima em Natal

Faltando  mais de um ano para o início do período eleitoral que vai decidir a sucessão municipal, uma pesquisa divulgada com números sem plaques definidos diz muito mais nos recortes do que nos percentuais vistos de forma isolada. 

Este TL conversou com um experiente profissional de pesquisas eleitorais, que observou alguns pontos, que agora pinçamos. 

Um a avaliação do Governo Fátima Bezerra (PT), ultrapassando os 50% na capital potiguar totalmente descolada da boa aprovação do presidente Lula da Silva, que ultrapassa os 55% positivamente. 

A pré-candidata Natália Bonavides, do PT  herdaria a desaprovação de Fátima ou aprovação de Lula? Eis uma questão. 

ESPONTÂNEA 

Outro ponto é a sondagem espontânea que traz o empate de Natália com o representante da extrema direita – e inelegível – Wendell Lagartixa, do PL,  deputado estadual mais votado de 2022, mas que teve seu mandato cassado.

PAPEL DE ÁLVARO 

A aprovação da administração do prefeito Álvaro Dias na capital quase empatando com a desaprovação acende o sinal amarelo para o líder político, que foi reeleito com aprovação histórica em com mais de dez adversários derrotados no primeiro turno do pleito. 

Há quem veja a aprovação de Bom e Ótimo em 31% como um número nada coincidente com os 30%, que pretendem votar no ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD). 

 Apesar de terem ficado separados nas eleições de 2022 – Carlos Eduardo derrotado para Rogério Marinho apoiado por Álvaro – , a decodificação do eleitor é a do natalense que elege os representasse deste grupo político há mais de trinta anos para administrar Natal. 

QUEM REPRESENTARÁ A POLARIZAÇÃO

Por fim, ainda é prematuro para queimar apostas num cenário de Brasil polarizado com candidato de Bolsonaro X candidato de Lula quando Natal ainda não tem esse viés evidenciado. Pelo contrário. 

O líder das pesquisas não é bolsonarista, votou em Lula, mas , certamente, não será o candidato do PT no próximo ano.

3 thoughts on “Recortes da Paraná Pesquisa mostram Lagartixa empatado com Natália na espontânea e desaprovação de Fátima em Natal

  • observanatal

    Álvaro Dias vai apostando em Rafael Motta, que tenta ser lembrado pelo natalense. Ainda tem muito tempo, mas Rafael não vem sequer se destacando nas pesquisas, que variam muito do segundo lugar para baixo. A briga da direita pode somar para Natália ou para Carlos Eduardo, sendo muito mais para Carlos Eduardo. A direita de BG, de Paulinho Freire, de Styvenson multifacetado, não existe, é puro oportunismo dentro de, hoje, um mesmo grupelho. O nome da direita, com ideologia no colo, é o nome de Girão, o lambão.

    Os petistas consideram Natália prefeita de férias, mas tal qual Rafael Motta, a petista já não tem identidade com o natalense fora de seu nicho. Já Carlos Eduardo, detestado pela classe política, vem mantendo a dianteira, sem fazer muita coisa para isso. A Câmara Municipal está amolando a faca para tirar Carlos Eduardo do páreo, até porque alguns terão muitos problemas de acesso ao ex-prefeito.

    Para Álvaro Dias, fazer o sucessor abre caminho para 2026. Se não fizer sucessor, não será lembrado pelo trabalho na pandemia, mas será lembrado pelos buracos na cidade, pelo transporte piorado na sua gestão, a falta de diálogo com os sindicatos de saúde e educação, e pelas obras inacabadas. Se esticar muito a corda dos gastos, o atual prefeito pode ser lembrado pelos salários atrasados.

    Muitos detalhes e muito tempo para definição da situação, com muita gente indo de um lado para outro tentando ficar bem com todo mundo.

    Resposta
  • Milton França Júnior

    Se o PT quiser governar Natal pela primeira vez a porta de entrada é, infelizmente, sendo vice-prefeito(a) de Carlos Eduardo, como aconteceu com Micarla e Álvaro. Carlos sonha ser Governador e Senador em 2026. O caminho das pedras é esse… é só seguir.

    Resposta
    • observanatal

      O orgulho petista não deixa, nunca deixou.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *