27 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Redação do Enem: RN tem mais de 14 mil pessoas sem documento

Do Globo 

O tema da redação do Enem 2021 trouxe à tona um problema antigo no país: a população sem registro civil.

Apesar de ter diminuído desde o início do século, o número de pessoas invisíveis ao Estado ainda é alto: cerca de 3 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015, dado mais recente sobre o problema — contingente semelhante à população do Uruguai.

Segundo especialistas, o problema aumentou na pandemia da Covid-19, pois unidades que poderiam fazer o registro de crianças em maternidades ficaram fechadas. Estudiosos lembram também que a falta de dados mais atualizados dificulta o acompanhamento de políticas públicas desenhadas para tentar diminuir esse problema.

A invisibilidade afeta principalmente a população em situação de vulnerabilidade social, em especial negros e mulheres.

São pessoas que muitas vezes desconhecem a importância do registro civil ou não possuem condições de se deslocar ao cartório, que, em alguns casos, fica em outro município.

De acordo com estudiosos do problema, há ainda pessoas que até fizeram os registros mas não possuem mais o documento, perdido em enchentes, incêndios ou mesmo deixado para trás.

Entre os estados, São Paulo aparece com o maior número de pessoas sem registro: são cerca de 869 mil, seguido por Ceará, com 273 mil, e Paraná, com 234 mil.

DO TL 

O Rio Grande do Norte apresenta um dos menores índices a se comparar com estados nordestinos de porte semelhante  como a Paraíba, com mais de 40 mil, e Alagoas com mais de 135 mil “invisíveis”.

É um problema que tem tudo para merecer holofotes e ações governamentais depois da redação do Enem.

Até porque a informalidade no registro civil acarreta problemas outros, que vão refletir nos incides de pobreza e desigualdade de cada Estado.

One thought on “Redação do Enem: RN tem mais de 14 mil pessoas sem documento

  • José Barros

    Gratuidade para a expedição de todos os documentos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *