30 de abril de 2024
Economia

Secretário comemora projeção do PIB do RN 2021 de 4,37%

  DO G1

Os estados cujas economias são atreladas ao agronegócio devem registrar em 2021 um crescimento maior do que o nacional e liderar a retomada da economia brasileira até 2022, segundo levantamento da MB Associados.

A consultoria estima que 15 estados deverão ter um avanço acima da média nacional neste ano, sendo 8 deles das regiões Centro-Oeste e Norte, além de grandes produtores agrícolas do Nordeste como Piauí e Bahia.

O maior crescimento deverá ser observado no Mato Grosso (4,97%) e o menor no Rio de Janeiro (2%). Para o PIB do Brasil a projeção é de um crescimento de 3,2%, após o tombo de 4,1% em 2020.

RN NÃO TEM CRESCIMENTO PELO AGRO 

Entre os primeiros colocados do ranking, Amazonas e Rio Grande do Norte são os únicos estados cuja projeção de crescimento não está relacionada diretamente ao agronegócio, e sim a uma base de comparação mais fraca, uma vez que registraram em 2020 um tombo maior que o do PIB do Brasil.

A alta demanda externa por commodities agrícolas e metálicas tem impulsionado as exportações brasileiras e contribuído para a melhora das projeções para o crescimento da economia em 2021. O preço do minério de ferro teve uma alta de mais de 40% em cinco meses, e a soja um aumento da ordem de 20%.

“O que vai salvar o PIB neste ano de fato é essa questão das commodities, que estão tendo essa performance bem forte”, diz o economista.

DO TL Apesar do número ser positivo, a razão de ser não é tão animadora. Cresceu mais porque porque tinha caído mais também.

O RN deverá ter maior crescimento porque foi o estado com maior queda de PIB em 2020.

Mesmo assim, a notícia é positiva, vez que o próprio secretário Aldemir Freire e instituições como Fecomércio esperavam crescimento otimista de 3,5 em 2021. Só falta confirmar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *