3 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMA

ABZ PODER / Simone Tebet derrubou audiência do Jornal Nacional?

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

Terminou ontem a série de sabatina com os candidatos a presidente no Jornal Nacional da Rede Globo. Momento para ABZ PODER tentar refletir junto sobre o tempo. Começando por falar sobre Simone Tebet. A candidata do MDB conseguiu um efeito: conseguiu ficar longe das especulações sobre corte de cabelo, talhe do blazer, cor do batom, sapatos da moda. Ou mesmo se chic, cafona ou elegante. Para quem cobre moda e afins, trata-se de um ótimo sinal dos tempos. Posto que, ate agora, os candidatos homens foram dispensados das análises do bem vestir. Embora o assunto bons modos volta e meia apareça na pauta. sobre o tema “gafe”. Pois bem, uma das manchetes do dia foi o fato de Wiliam Bonner ter pedido desculpas por interromper o raciocínio de Simone Tebet. Se levarmos em conta a interrupção vista em outras sabatinas, faz sentido o espanto. O pedido de desculpas à Simone não deveria parar por aí. Vamos pensar?

Os candidatos Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Luís Inácio Lula da Silva tiveram sabatinas iniciadas pontualmente as 20h30. Logo após a chamada de notícias do dia do Jornal Nacional. Por razão do horário gratuito, a entrevista de Simone Tebet começou meia hora mais tarde. Para manter a igualdade de oportunidade não seria mais correto ter feito na quarta-feira, quando não havia começado horário gratuito eleitoral (que, aliás, nós pagamos) ? Ontem, mesmo já se noticiava que a tal mudança na programação provocou uma queda na audiência do Jornal Nacional. Fato, fato. Hoje, sábado, uma colunista do portal UOL sai com a seguinte notícia: “Simone Tebet derruba audiência do Jornal Nacional”. Não vou apelar para o fato da colunista deveria, além de atentar à mudança na programação, te um mínimo de empatia com, digamos assim, a única mulher entre os candidatos com melhor pontuação. Mas demos de canal. Ligue na CNN.

O jornal da CNN, apresentado por Monalisa Perrone, se dedicou prontamente a reproduzir imediatamente o que falaram os “principais candidatos” à presidência. Não preciso dizer quais são tidos como “principais”. Embora, penso eu, todos deveriam ser iguais. Pois bem, uma nota ligeira e termina o Jornal CNN sem análise sobre o que disse Simone Tebet. Começa o WW por William Waack. O programa tem uma bancada com presença de mulheres. Para minha surpresa, falaram sobre Anitta e Gustavo Lima. Mas nadinha sobre o desempenho de Simone Tebet no Jornal Nacional, ao contrário do que fizeram com os tais “principais candidatos’. Com cerca de 200 mil seguidores, Simone Tebet não teve “tração” nas mídias sociais. Uma reportagem sobre o react do mercado financeiro sobre Simone Tebet, um analista revelou que os agentes econômicos não tem interesse no que diz ou não Simone Tebet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *