2 de maio de 2024
ABZ CONECTA

“Conheço e sou muito fã do bordado do Seridó”, diz Marisa Monte em entrevista exclusiva para ABZ Tribuna do Norte

Foto: Leo Aversa

Por Augusto Bezerril

@augustobezerril

Marisa Monte está de volta em turnê do álbum Portas em show agendado para dia 26 de abril, às 21h, no Teatro Riachuelo. Para além da música, Marisa – desde o primeiro show – sempre esteve atenta aos criativos do cinema, arte, design e moda. Em entrevista exclusiva para ABZ Tribuna do Norte, a cantora fala sobre a parceria com o Giovanni Bianco, e até sobre o bordado do Seridó. Se o álbum visual de Portas tem as cores da artista Marcela Cantuária, o cenário do show tem como fundamento as obras “Fundos”, da artista plástica Lúcia Koch. tendo Batman Zaraveze e Cláudio Torres como co-diretores. Para a gente que acompanhou cada instante do abrir otimista de Portas, Marisa Monte por aqui deixa a senha otimista nascida no hit de “Calma”.

Portas segue a parceria criativa com Giovanni Bianco. Como tem sido trabalhar com o diretor de arte?

Marisa MonteGiovanni é meu amigo e parceiro criativo há muitos anos, já fizemos vários trabalhos incríveis juntos e me conhece muito bem. Ele criou capas (“Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” de 2000 e “O Que Você Quer Saber de Verdade” de 2011), fez a direção de arte de fotos históricas e dirigiu o clipe de Portas. Ele nos ajudou a definir as escolhas visuais e é uma grande referência com seu senso estético preciso. Ele é um artista generoso e brilhante e é um privilégio ter seu olhar como espelho. 

Foto: Leo Aversa

Como se deu a criação do mood dos vídeos e dos figurinos até a turnê?  

O cenário do show foi desenvolvido a partir da série “Fundos”, obra da artista plástica Lúcia Koch. Ela faz um trabalho a partir de caixas criando ambientes arquitetônicos com luzes e sombras que achei que seria perfeito para a atmosfera do show. A ideia era criar um diálogo entre o mundo interior, o isolamento, confinamento, e o mundo exterior, através da imaginação, do sonho, do poético e do lúdico. A partir desse input, uma equipe de criação e de editores, tendo Batman Zavareze e Claudio Torres como codiretores, desenvolveu os vídeos e efeitos visuais. Os figurinos foram criados pela Renata Correia, inspirada pelas ideias do Giovanni.

No show, assim como no álbum, tem alguma intervenção da Marcela Cantuária?

Marcela foi minha parceira em todo o álbum visual e projeto gráfico do disco. Ela desenvolveu a série de pinturas Portas, que se relaciona com as canções, se dedicou de corpo e alma e criou algo inédito. Não há como pensar no álbum Portas sem imediatamente imaginar a obra da Marcela. Ela deu cor e forma às canções. Já no show, a gente optou por usar outros elementos de linguagem, mas ela estará sempre presente nas artes.

Foto: Leo Aversa

Algumas pessoas comentaram que o lançamento de Portas trouxe uma Marisa mais aberta às redes sociais e ações de marketing. O comentário confere? Ou foi um processo natural, reflexo da pandemia?

Se relacionar com o público de uma forma direta, sem filtro, sempre foi um ideal. A internet trouxe essa possibilidade e tem se tornado cada vez mais ativa na vida de todos os artistas. Vejo como um processo e uma tendência natural que aconteceu de uma forma generalizada no planeta, não somente comigo.

O bordado é presente nos seus figurinos. Você conhece o bordado da região do Seridó no Rio Grande do Norte? (Engraçado que, de algum modo, o seu trabalho lembra o processo das bordadeiras nordestinas). 

Conheço e sou muito fã do bordado do Seridó. Faço tricô e crochê desde criança e toda vez que venho ao Nordeste um dos grandes prazeres é visitar as pequenas comunidades e conhecer mais de perto o trabalho de artesãos. Meu trabalho de certa forma é uma construção artesã, pouco a pouco construí uma relação sólida com o meu público ao longo do tempo.

Tem previsão do show entrar nas plataformas de streaming?

Ainda não temos uma previsão, mas hoje em dia todos os shows que eu faço de alguma maneira vai parar nas redes porque o próprio público posta as apresentações. Certamente a gente vai fazer um registro audiovisual mais pra frente

Fotos Leo Aversa / Divulgação

Marisa Monte alinha trilha criativa em lançamento de Portas; Fantástico apresenta vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *