Eduardo Atallah abre Garimpo Especial Bahia em coleção Lava, Tempera e Aboença
POR AUGUSTO BEZERRILF
@augustobezerril
ABZ Tribuna do Norte tem Garimpo Especial Bahia. A Bahia é todos santos e lugares como bem mostra o designer Eduardo Atallah. Paulista de nascimento, o rapaz tem pai e avô de santo em Salvador. E para lá que ele vai sempre. Após 25 anos trabalhando na indústria da moda, Atallah decidiu abandonar o prêt-a-porter e se dedicar ao seu novo projeto: a alfaiataria de garimpo. A coleção Lava, Tempera, Abençoa nasceu na Bahia, mais precisamente na Feira de São Joaquim. Um oásis cultural e gastronômico no centro da cidade de São Salvador à beira da bahia de todos os santos, Vale ir na feira e continuar até o Largo 2 de julho. É um axé. É sobre “A coleção é uma história de amor que precisava de cura e um ato de fé. Sempre quis reverenciar o Candomblé, minha religião. E com a benção do meu orixá, naturalmente tudo aconteceu. Me sinto muito grato.“, celebra.
As imagens captadas por Lu Free (que já fotografou para potiguar Palone Design) abençoam looks de temperado de elegância tropical. O laise na alfaiataria é uma apenas dos requinte do talhe. A camisaria tem shape apurado em santa paz com as calças de cós alto. É como se Saint Laurent tivesse passado, ao invés de Marrocos. por dias na Bahia. “Sempre fui apaixonado por camisas. Dentre todos os itens que compõem o vestuário masculino, a camisaria certamente é a mais importante. Tem uma estrutura de modelagem inteligente, complexa e desafiadora”. O garimpo nasceu da necessidade de encontrar tecidos inusitados e nobres sem depender diretamente do mercado têxtil atuante que, por sua vez, exige grandes metragens inviabilizando o trabalho do artesão. “Nosso mercado têxtil está preparado apenas para atender as grandes marcas e os magazines em geral. Isso dificulta muito financeiramente a estrutura do artesão ou do pequeno produtor(marca) que precisa comprar quantidades imensas e consequentemente estocar a sobra do que não foi utilizado ou produzido”, diz. Em dia com a nova ética do consumo, o designer diz que não precisa produzir. Ele usa do olhar de um autor para vestir um consumidor igualmente autoral.
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