2 de maio de 2024
ABZ LAB

Instituto Riachuelo lança prêmio Nevaldo Rocha em celebração do Dia da Costureira

Marcella e Gabriel Kanner receberam convidados da comemoração do Dia da Costureira e prêmio Nevaldo Rocha

a.

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

O Instituto Riachuelo comemorou primeiro aniversário, sábado, com festa em homenagem ao Dia da Costureira no Teatro Riachuelo. Com apresentação do Circo Grock e Waldonys, o evento teve como mestres de cerimônia Marcella kanner – Diretora de Comunicação do Instituto Riachuelo – e Gabriel Kanner – Diretor do Instituto Riachuelo. O ponto alto da festa foi a entrega do Prêmio Nevaldo Rocha aos profissionais do setor de confecção do Rio Grande do Norte, em especial da Região do Seridó. Rogério Marinho, Ministro do Desenvolvimento Regional, Sílvio Torquato – Secretário da Agricultura do RN, Àlvaro Dias, prefeito de Natal, Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN, Zeca Melo – Superintendente da Sebrae/RN – prestigiaram a comemoração. Um momento único em que o Instituto Riachuelo reuniu cerca de 1500 costureiras, bordadeiras e artesãs que são assistidas pela instituição e que fazem parte da Guararapes, para um show exclusivo no Teatro Riachuelo em Natal, Rio Grande do Norte.

Marcela e Gabriel abriram a celebração lembrando a trajetória do empresário Nevaldo Rocha, fundador do Grupo Riachuelo. bem como celebrando as conquistas do primeiro ano da entidade, seguindo um planejamento estratégico de desenvolvimento para região do Seridó. Segundo Marcela, as ações de capacitação são disponíveis à todas costureiras e artesãs do municípios. Em seguida, foram apresentados os vencedores do Prêmio Nevaldo Rocha em categorias como Deadline e Compliance. Marcella explica os critérios das categoria do Prêmio. A transparência e a boa governança são pilares essenciais para o grupo Riachuelo. E toda empresa, seja qual for porte, deve seguir o princípios éticos. “O nosso sonho é que a região do Seridó venha se consolidar como um pólo têxtil, todo mundo venha comprar aqui”, revela Marcella, ressaltando projetos como algodão orgânico desenvolvido pela EMBRAPA. As ações do Instituto Riachuelo, embora tenha ênfase na região do Seridó, estão presentes em todas regiões do Estado. Segundo o Diretor Executivo do Grupo Guararapes, Jairo Amorim hoje são mais de 50 munícipios contemplados, onde têm-se 108 oficinas de costuras em operação. São mais 4 mil empregos diretos com carteira assinada. O prêmio, destaca Amorim só poderia ter o nome Nevaldo Rocha. “Eu não conheci uma pessoa que tivesse tanto amor ao empreendedorismo. Todo mundo sabe a história daquele garoto de que veio em busca de um emprego no Rio Grande do Norte e nos deixou com um legado de geração de 40 mil empregos“, diz Amorim sobre o fundador de uma das maiores companhias do Brasil.

Diretor Executivo do Grupo Guararapes, Jairo Amorim destaca trajetória do empresário Nevaldo Rocha.

, Numa véspera do Dia das Mães, os convidados foram recepcionados com um boas vindas assinado pelo pelo celebrado buffet do Olimpo Recepções. Na palco, o Circo Grock foi a primeira atração da festa numa apresentação de Nil Moura e e Gena Leão, cujo roteiro foi, podemos dizer assim, tecido por humor, fundamentos do mundo corte, elegância e motivação. O show de Waldonys e orquestra Sesi Big Band foi um momento de rara de beleza. Além de clássicos do forró, o repertório teve versões de músicas de Biafra, Marisa Monte e Chico César. “Queria eu poder ter o acompanhamento da voz de vocês em todos meus shows”, disse Waldonys, agradecendo o show extra e lindo da plateia cantando as canções. Vestindo look com aplicação da renda renascença, Marcella Kanner uniu-se a plateia no compasso da junção magistral do acordeom e os arranjos da Sesi Big Band. Como faz o Grupo Riachuelo, um momento de orgulho potiguar e nordestino. “O dia de hoje é para celebrar e agradecer. O sucesso que o Instituto (Riachuelo) teve nesse primeiro ano foi por causa das pessoas“, comemora Marcella. Verônica Mello, Analista do Setor de Moda do Sebrae/RN, destacou a parceria da entidade e o grupo empresarial. “Gabriel, Marcella e todos do Grupo Riachuelo têm realizado um trabalho transformador no sentido, além da geração de emprego e renda, capacitar a ferramentas assertivas para o dia-a-dia do empreendedor’, diz.

SOBRE INSTITUTO RIACHUELO

Criado com o propósito de transformar vidas por meio da geração de trabalho e renda, o Instituto Riachuelo promove o desenvolvimento econômico e social, impactando cerca de 250 pequenos e médios empreendedores e beneficiando indiretamente 50 mil pessoas no Sertão do Rio Grande do Norte, berço da companhia homônima que possui 75 anos de história. Inicialmente a organização está estruturada para atender cinco principais pilares: empreendedorismo e desenvolvimento da comunidade, que inclui projetos na cadeia têxtil, como oficinas de costura, o artesanato e bordado potiguar e o cultivo de algodão agroecológico; educação e capacitação profissionalpor meio do programa “Jovem Empreendedor” em parceria com a Junior Achievement e pela viabilização de bolsas de estudo para filhos de colaboradores, em parceria com o SESI e Sistema FIERN; economia de reciclagem têxtil em circuito fechado, apoiando o Grupo Guararapes em sua parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para trabalhar a circularidade das peças na cadeia produtiva e dar nova vida a resíduos têxteis; doaçõesbuscando organizações que desenvolvem um trabalho sério para promover impacto positivo na vida de crianças e jovens pelo país; e saúde e bem-estar, que promove programas de saúde no sertão.

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *