4 de maio de 2024
Turismo

Turismo cultural terá avanço em Natal: Complexo da Rampa e “novo” Forte

O Complexo Cultural da Rampa é composto por edificações históricas (Museu da Rampa) e um prédio contemporâneo (Memorial do Aviador), áreas comuns, deck e dois píeres para contemplação. Os prédios do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador estão com as obras concluídas.

Ainda segundo fontes do Governo do Estado, restam pequenas correções de serviços, incluindo retoques de pintura e remoção do escoramento dos píeres.

Após a entrega da obra por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura, o Complexo Cultural da Rampa será gerido pela Secretaria Estadual de Turismo, que ficará responsável por sua gestão e acervo.

O Complexo Cultural da Rampa abrigará diversas atividades de cunho histórico e cultural, com destaque para o pioneirismo de Natal enquanto ponto de apoio para criação e funcionamento do Correio Aéreo da América Latina, assim como sua participação como base área norte-americana na Segunda Guerra Mundial.

O Governo do Estado também anuncia a retomada das obras de recuperação do Forte dos Reis Magos, iniciadas em outubro de 2020. A medida se deu após longas tratativas que terminaram em um Termo de Ajustamento de Gestão entre o Governo e o Tribunal de Contas do Estado do RN, acordado em 08 de setembro de 2020.

Com o aditivo ao contrato inicial, o custo da obra passou do valor de R$ 3.965.280,20 para R$ 4.750.571,92, com recursos do Governo Cidadão. O investimento viabilizou a reforma em estruturas essenciais, como piso, teto e acessibilidade, instalação de corrimãos nas escadarias e readequação das salas de exposição e lojas de souvenires.