26 de fevereiro de 2024
Destino regionalEventosTurismo

Evento incentiva a regionalização do Turismo do RN

O Centro de Convenções de Natal sediou nesta terça-feira (10) o Seminário de Encerramento da Consultoria em Estruturação e Fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais – IGR’s do Rio Grande do Norte. O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo do RN e reuniu prefeitos e gestores dos municípios que integram as 11 regiões turísticas potiguares.

A expressão Institucionalização das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) significa o estabelecimento formal de uma organização que constrói pactos, compartilha espaços de diálogo, toma decisões e orienta o desenvolvimento turístico das regiões de forma sustentável.

A governadora Fátima Bezerra disse na ocasião que a iniciativa tem como objetivo atender a demanda dos gestores municipais de Turismo e criar uma política pública ousada e competente, que dialoga com a sociedade para fazer crescer o turismo no RN.

 Fátima acrescentou que a rica diversidade do RN tem tudo para fazer crescer o Turismo de forma sustentável. “Não apenas com sol e mar. Temos o Geoparque Seridó, as serras como Martins e São Bento, o turismo religioso, a Costa Branca, a gastronomia e o artesanato. Estamos ainda reforçando investimentos em capacitação e qualificação profissional”.

Regionalização do Turismo

A secretária de Turismo do RN, Solange Portela, destacou que “o seminário conclui etapa de mais de um ano de trabalho seguindo as diretrizes para a regionalização do turismo com o agrupamento dos municípios, composição de diretórios para fomentar o turismo local e regional, dando suporte e orientação à organização inclusive junto ao setor privado no interior”.

O diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio, garante que “estamos construindo uma instância importante para o turismo de base comunitária do Estado, fomentando a interiorização e o desenvolvimento regional”. Representante do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes fez palestra na ocasião.

Em 2022, o Rio Grande do Norte passou de cinco para 11 regiões turísticas e mais de 80 municípios no Mapa do Turismo brasileiro. Ao longo da consultoria feita pela Start, empresa contratada pela Secretaria de Turismo, 44 workshops foram realizados presencialmente, além de encontros on-line com quase 300 participantes.

        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *