12 de maio de 2024
Turismo

Ônibus volta a ser o modal preferido no Turismo

Em um movimento de interiorização do turismo, o uso de carro próprio e ônibus se tornou um meio para 74% dos brasileiros que farão viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores.

De acordo com os dados da pesquisa do MTur “Tendências de Turismo”, que entrevistou 2.029 pessoas em uma amostra representativa de todas as Unidades da Federação, 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro.

Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte.

A expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro.

Hoje o setor interestadual atende mais de 4.300 linhas com destinos interioranos e realiza cerca de 137 mil viagens cujo destino final é o interior do Brasil. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas.

A indústria de viagens de ônibus tem se adaptado aos passageiros que estão mais exigentes e buscam conforto e segurança quando decidem pegar a estrada.

O setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e Wi-Fi, oferecendo uma experiência mais completa aos turistas.

METODOLOGIA – O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023.​

Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento traz recortes com quotas de sexo, idade, região, escolaridade e renda.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *