6 de maio de 2024
Turismo

Abav-RN se posiciona sobre novas regras para obtenção do visto americano

visto-eua-foto1

A Abav-RN se posiciona em relação às mudanças para obtenção do visto americano. Segundo o presidente da entidade no Rio Grande do Norte, Abdon Gosson, trata-se de uma ordem presidencial, conforme decreto de Donald Trump, para garantir a segurança das fronteiras dos EUA.

“Nós acreditamos, como agentes de viagens, que a medida não vai dificultar a ida do brasileiro aos Estados Unidos. Até porque o brasileiro não tem nenhuma antecedência de ligação com o terrorismo. Esse fato já nos ajuda muito”, comenta.

Com as mudanças, lembra o presidente da Abav-RN, um jovem que antes precisava fazer entrevista a partir dos 16 anos, agora tem que ir com os pais ao consulado ou embaixada já aos 14 anos de idade.

Em relação a turristas da terceira idade que nunca tiraram o visto, Gosson ressalta que, antigamente, quem tivesse a partir de 79 anos não precisava comparecer ao consulado para fazer entrevista. Agora, já a partir dos 66 anos, será necessário ir ao consulado.

Já a validade do visto, que para brasileiros era de 10 anos, vai mudar. O cônsul do governo americano, segundo o presidente da Abav-RN, pode conceder um visto até de alguns meses para um cidadão brasileiro

De acordo com Gosson, mudaram na verdade apenas algumas determinações. “Nós acreditamos que não vai influenciar em quase nada na obtenção do visto para o brasileiro. Esse é o posicionamento da Abav-RN e dos agentes de viagens”, enfatiza Abdon Gosson.