11 de maio de 2024
Turismo

Apesar do pessimismo geral no Turismo, Boletim de Desempenho Econômico da FGV revela números surpreendentes

O faturamento médio das empresas do setor de turismo cresceu 11,1% no segundo trimestre de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013. Os números, realmente, surpreendem. Pelo menos no Rio Grande do Norte, certamente, não aconteceu o que a pesquisa revela abaixo.

O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo mostra que os percentuais mais elevados foram registrados nos segmentos de parques e atrações turísticas (15,8%), turismo receptivo (15,3%), meios de hospedagem (15,1%) e transporte aéreo (11,6%). O salto na arrecadação das empresas do setor (11,1%) é o maior dos últimos seis anos.

No mesmo período, de abril a junho, houve também aumento médio de 15% no quadro de pessoal das empresas. O resultado foi atribuído pelas empresas aos investimentos realizados no ano e a maior divulgação dos atrativos e roteiros turísticos.

Das empresas pesquisados, 52% manifestaram intenção de investir. Elas afirmam que 16,3% do faturamento, em média, serão reaplicados principalmente em treinamento de funcionários, infraestrutura das instalações, tecnologia da informação, marketing e promoção de vendas.

No segundo trimestre, a expansão dos negócios ocorreu em todos os sete setores pesquisados. As agências de viagens, organizadoras de eventos e as operadoras de turismo relataram aumentos de receita que variam de 5% a 0,2%, enquanto nos outros segmentos do turismo a expansão foi superior a 11%.

O boletim, produzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entrevista gestores de 678 empresas, com faturamento de R$ 8,2 bilhões no trimestre e quadro de 72.367 funcionários. Os segmentos pesquisados são parques e atrações turísticas, transporte aéreo, turismo receptivo, meios de hospedagem, agências de viagens, organizadoras de eventos e operadoras de turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *