6 de maio de 2024
Turismo

Autoridades prestigiam lançamento do 2º Salão Rota 101 Turismo, no Recife

Felipe Carreras (secretário de Turismo de Pernambuco), Henrique Eduardo Alves (ministro do Turismo), Geraldo Júlio (prefeito do Recife) e Camilo Simões (secretário de Turismo de Recife)
Felipe Carreras (secretário de Turismo de Pernambuco), Henrique Eduardo Alves (ministro do Turismo), Geraldo Júlio (prefeito do Recife) e Camilo Simões (secretário de Turismo de Recife)

Foi lançado nesta sexta-feira (26), durante café da manhã para 180 pessoas no Mercure Mar Hotel Conventions, em Recife, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que se realizará no Centro de Convenções de Pernambuco de 6 a 8 de agosto. Estiveram presentes à solenidade de lançamento, entre outros, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; o prefeito do Recife, Geraldo Júlio; e os secretários de Turismo anfitriões: Felipe Carreras, de Pernambuco; e Camilo Simões, do Recife.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Laplace Gomes, também esteve no lançamento do Salão, assim como os secretários adjunto de Turismo do Rio Grande do Norte, Manuel Gaspar, e de Natal, Fernando Bezerril. Vários outros secretários de Turismo de municípios que compõem a Rota 101 Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) também estiveram no lançamento do evento, assim como empresários (na maioria hoteleiros) e superintendentes de instituições como Sebrae, Banco do Nordeste e Fecomércio.

De Natal, prestigiaram o evento o presidente do Natal Convention, Max Fonseca; o diretor da entidade, Danilo Costa; a secretária de Turismo de Nísia Floresta, Ana Cristina Carvalho; o consultor de Turismo, Carlos Sodré; e a ex-Setur Natal e futura chefe de gabinete da Emprotur, Emanuelle Diva. Da equipe organizadora do evento (empresas Espacial e Argus, ambas com sede em Natal), estiveram Alana Guedes, Veluska Guedes, Ana Maria Nóbrega, Gustavo Porpino, Neiwaldo Guedes e este jornalista.

Turismo regional

Em demorado discurso, o ministro ressaltou a importância do turismo regional, sobretudo neste momento. “As pesquisas mostram como o turismo rodoviário está em alta, sobretudo em rodovias em bom estado, como a BR-101, no trecho que vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte”. Alves fez questão de ressaltar, também, que o Ministério do Turismo, que apóia o Salão, assim como a CVC, aproveitará o evento de agosto para inserir novos destinos de praia e de serra, dos quatro Estados, na rota dos turistas. “Faremos capacitações de agentes de viagens, para que eles conheçam algumas ações do MTur e indiquem cada vez mais pacotes conjugados dentro da Rota 101 Nordeste”, comentou o ministro.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, também é um entusiasta do projeto. “Esta rota não divide destinos. Ela multiplica turistas”. Já para o secretário de Turismo da capital pernambucana, Camilo Simões, Recife aproveitará o Salão para fazer o maior encontro de agentes de viagem do Nordeste. “Será uma oportunidade também para trazermos jornalistas e mostrarmos os avanços que a cidade vem obtendo em sua região portuária”, comenta.

Play Town

Ministro foi recebido no palácio Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara
Ministro foi recebido no palácio Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara

Durante a rápida visita ao Recife, o ministro do Turismo e o prefeito da capital pernambucana firmaram convênio de R$ 2 milhões para a construção de mobiliário urbano e interativo desenvolvido com a tecnologia gerada no Porto Digital do Recife. Os equipamentos vão permitir aos turistas o encontro entre o novo e o antigo, através de tótens interativos no bairro do Recife (conhecido como Recife Antigo) e no entorno do centro histórico da capital pernambucana.

Ainda no Recife, Alves foi recebido no palácio Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara. Entre outros assuntos inerentes ao turismo (o governador é ex-secretário de Turismo de Pernambuco), conversaram sobre o hub que o Grupo Latam vais instalar no próximo ano Nordeste.

Câmara ressaltou que todo o seu Governo está empenhado e trabalhando para esta conquista. Já o ministro comentou que o coração é potiguar, que obviamente torce para o Rio Grande do Norte enquanto cidadão comum, mas que a decisão será absolutamente técnica. O mais importante, segundo ele, é que o hub contemplará o Nordeste.