2 de maio de 2024
Turismo

Bem avaliada, Destination Brazil deverá crescer no próximo ano, na Bahia

O turismo do Nordeste esteve em pauta durante dois dias na Destination Brazil Travel Mart, que aconteceu em Porto de Galinhas, no Hotel Armação, nos dias 18 e 19 de maio (quarta e quinta-feira passadas). O formato do evento, contemplando rodadas de negócios, capacitações e estandes institucionais dos destinos, foi aprovado pelos profissionais do turismo. Participaram do Destination Brazil 179 buyers (operadores de turismo nacionais e internacionais) e 261 suppliers (fornecedores de meios de hospedagem, receptivo e demais serviços). Foram 3.269 agendas nas rodadas de negócios, além de 93 jornalistas e 831 participantes de 21 países.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou da solenidade de abertura ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do presidente da CTI-NE e secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e do presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, Marcos Tiburtius. O Destination Brazil teve como foco estimular a venda dos destinos da região, aproveitando o momento propício para promoção no mercado internacional com a alta do dólar, bem como fortalecer a integração dos estados nordestinos em busca de ações conjuntas.

A maior participação dos buyers foi de Pernambuco (32%), seguido da Bahia (15%), Rio de Janeiro (11%) e Ceará (10%). Além disso, houve um equilíbrio entre os operadores nacionais e internacionais. O público do Brasil representou 45%. Do exterior, o país que mais participou foi a Argentina. Da Europa, foi a Itália. Outros países também marcaram presença, como Canadá, França, Portugal, Rússia, Espanha, Estados Unidos e Uruguai.

As capacitações sobre o Nordeste foram extremamente bem recebidas. Entre os assuntos abordados, turismo de luxo, ecoturismo e lazer, cultura e religião, turismo corporativo e de negócios, além de sol e mar. A organização do evento foi um dos pontos altos, assim como a hospitalidade, o profissionalismo, os serviços de traslado, o pós-tour e a infraestrutura dos hotéis que receberam os participantes.

Terra do acarajé, do axé e de cartões-postais como o Farol da Barra e do Elevador Lacerda, a Bahia será o próximo Estado anfitrião da Destination Brazil Travel Mart em 2017. O evento deve acontecer entre os meses de abril e maio, com local ainda a definir. Segundo o secretário de Turismo da Bahia e presidente da CTI-NE, Nelson Pelegrino, ainda está em análise o local do evento, que deverá acontecer na capital Salvador, mas pode ser também no Litoral Norte, em destinos como Praia do Forte ou Sauípe.

“Manteremos o formato da Destination Brazil com programação em dois dias contemplando qualificação, rodadas de negócios e pós-tour. Além disso, queremos uma interação ainda maior com a Embratur. A primeira edição foi um sucesso, com muitos negócios fechados. O evento teve uma agenda eficiente e foi muito organizado”, afirma.