8 de maio de 2024
Turismo

Blog em João Pessoa. A cidade está organizada mesmo ou é só fama?

O jornalista que se mete a blogueiro neste espaço da web vai dar uma rápida pausa nesta sexta-feira nos posts. Combinado?

Estarei em João Pessoa. Um lado de mim a trabalho, já que atendo convite para conhecer o Atlântico Cabo Branco, o mais novo hotel da cidade, que chega para disputar com o Verdegreen o título de melhor equipamento hoteleiro da capital paraibana, ainda carente neste setor. Além do mais, jornalista de Turismo que se preze nunca está “descansando” em viagem.

O outro lado de mim vai a lazer mesmo. Em busca de descanso, melhor diria. O refúgio, literalmente, desta vez mora ao lado. Não me lembro da última vez que desfrutei de um final de semana na bela e (ainda) tranquila capital paraibana. Andei muito por lá nesses últimos 12 meses, mas sempre a trabalho. No bate-e-volta ou, no máximo, com um pernoite daqueles no qual nem se vê o mar direito.

Agora vai ser diferente. Quero ver se a orla está mesmo organizada. Policiada, está. E o Bolero de Ravel no pôr-do-sol do Jacaré, virou atração turística, como dizem? As seculares igrejas do Centro, algumas delas verdadeiras relíquias, estão sendo visitadas pelos turistas, que geralmente, quando chegam no Nordeste, só querem sol e mar? O Parque Solón de Lucena, com sua lagoa, ainda pincela o Centro com sutileza (e limpeza)?

Adoro João Pessoa. Fora Natal, hors concours no ranking do coração, minha preferência no Nordeste é Maceió. Exclusivamente pela orla, inigualável. Pois a própria rua paralela à praia, para não ir muito longe, já não é lá tão atrativa na capital alagoana. Se formos computar a cidade, como um todo, talvez a capital paraibana seja mais exuberante. Tem muito verde, largas avenidas e áreas residenciais litorâneas bem atraentes, como Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e outras. E, cá entre nós, o custo de vida por lá ainda é baixo. Qualidade de vida + conforto = João Pessoa. Lembram de Natal há uns 15 anos? É por aí…

Mas vamos com calma. Já estou “comentando” sobre João Pessoa? Ainda nem cheguei e já estou dando palpite? Calma, jornalista. Desfrute, compare, indague, se informe, presencie. Depois, na volta, comente. O finalzinho de semana é básico, na própria essência da alma. Na segunda-feira o blog estará de volta. Com João Pessoa debaixo do braço, sobre o teclado e ao lado do mouse…

4 thoughts on “Blog em João Pessoa. A cidade está organizada mesmo ou é só fama?

  • POETA CYPRIANO MARIBONDO

    Sei que você vai gostar, a capital do meu estado, para mim, é a cidade mais bonita do brasil e a segunda mais arborizada das américas. considero-me pessoense, pois fui morar lá com 04 anos e de lá vim para natal em 1983 já aos 33 anos. considero joão pessoa minha terrfa, já que sou natural de campina grande, ela é tudo isto que você disse e muito mas… Olha amo Natal mas João Pessoa é minha grande paixão.

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  • JAILSON JARLES

    Amigo Antônio Roberto, e então, JPA é mesmo tudo o que se fala ou é só fama?

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  • victor

    Eu diria que é MARKETING e marketing que esta a ser muito bem planejado e executado ao contrario do nosso estado RN. Mas não deixarei de realçar que a Paraíba é um estado lindo e joão pessoa uma cidade maravilhosa….:)

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  • victor

    AMIGO Antonio……….ISTO SIM UMA NOTICIA QUE VALE OURO POR FAVOR DIVULGUE

    A Embratur irá instalar, até Novembro, 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

    O resultado da licitação que escolheu as empresas que vão prestar os serviços foi publicado esta terça-feira, dia 24, no Diário Oficial da União. A empresa Cunha Vaz e Associados prestará serviços nos países da Europa. Já a Promo Inteligência Turística ficará responsável pela América do Sul, América do Norte e Ásia.

    Os contratos somam 7,5 milhões de reais (cerca de 2,53 milhões de euros) por ano.

    Segundo a directora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach, a Embratur definiu dois grandes eixos de actividades para os EBTs: marketing de relacionamento e inteligência comercial.

    “O primeiro, marketing de relacionamento, é a construção de uma relação comercial de longo prazo, utilizando as ferramentas de comunicação disponíveis, além de uma relação individual com os clientes em potencial. O segundo eixo, definido pelo Instituto como inteligência comercial, tem como objectivo transformar os dados em informação estratégica para a realização de negócios. O Escritório deverá actuar como um radar, identificando as tendências e as oportunidades do mercado para instruir e orientar as tomadas de decisões da Embratur”, explicou a directora.

    De acordo com o edital, as unidades serão distribuídas da seguinte forma: na Europa, unidades serão instaladas em Amesterdão (Holanda), Frankfurt (Alemanha), Madrid (Espanha), Paris (França), Milão (Itália), Lisboa (Portugal) e Londres (Reino Unido).

    O escritório América do Sul I, com base em Buenos Aires, vai atender a Argentina, Uruguai e Chile. Já o EBT América do Sul II deverá ter base em Lima e realizar actividades para atender a Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Equador e Venezuela.

    A América do Norte contará com três escritórios: América do Norte I, com base em Nova Iorque, atenderá os estados de Nova Iorque, Flórida, Geórgia, Pensilvânia, Ohio, Massachusetts, Nova Jérsia, Washington, Michigan, Carolina do Norte, Virgínia, Indiana, Maryland, Carolina do Sul, Connecticut, Vermont, Delaware, Rhode Island, Maine, New Hampshire, Tennessee, Alabama, Kentucky e Virgínia Ocidental. Já o EBT América do Norte II, sediado em Los Angeles, atenderá os estados da Califórnia, Arizona, Nevada, Washington, Utah, Kansas, Colorado, Oregon, Montana, Wyoming, Havaí, Alasca e México.

    O escritório América do Norte III, fixado em Chicago, deverá atender os estados de Ilinóis, Idaho, Missouri, Arkansas, Oklahoma, Nebraska, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Texas, Minnesota, Iowa, Wisconsin, Novo México, Louisiana, Mississippi e também o Canadá. Para o mercado da Ásia, o Escritório Brasileiro de Turismo terá como base a cidade de Tóquio (Japão).

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