26 de fevereiro de 2024
Sem categoria

Blog vai mostrar inverno na Europa

O blog muda o teor dos posts nas próximas duas semanas. Ao invés de temas relacionados ao desenvolvimento do turismo potiguar, vêm aí relatos de uma viagem particular.
Destinos: Milão (chegada), Brig (Suíça), Paris,  Helsínque e, como novidade, as capitais das repúblicas bálticas: Tallin (Estônia), Riga (Letônia) e Vilnius (Lituânia), que já integraram a antiga União Soviética.
Loucura visitar esses locais em pleno inverno? Talvez. Mas radicalizar ás vezes é bom e as experiências que tenho do inverno na Europa são maravilhosas.
Bem… como um amigo jornalista de São Paulo já furou (não era para noticiar, ainda) e publicou notinha na revista Lonely Planet, sou obrigado a noticiar também um projeto que está longe: março de 2012.
Trata-se de um livro (“Inverno na Europa não é uma fria”) que estou escrevendo (tentando…) sobre gélidas experiências no Velho Mundo.
Nos últimos 11 anos, visitei quase todos os países europeus no inverno. Encerro o ciclo (e o livro) em dezembro, quando conhecerei a Croácia e a Eslovênia.
O intuito do livro, que está sendo negociado com uma editora de São Paulo, é desmistificar a questão do inverno na Europa. Mostrar, por exemplo, que dá para passear tranquilamente nas ruas. Por que não?
Basta se agasalhar, curtir paisagens nevadas e tomar cuidado para não cair quando a neve vira gelo. Em Varsóvia, há dois anos, peguei 27 graus negativos sem a menor neura.
Bem… a publicação mostrará também algumas vantagens das viagens de inverno na Europa, como hotéis mais em conta, restaurantes tranquilos e preços tentadores das companhias de aviação low-cost.
Já paguei incríveis 0,07 euros na rota Paris-Bratislava pela Sky Europe, empresa aérea romena. Acreditam? Guardei o recibo para não me chamarem de mentiroso… Será estampado no livro.
Os relatos abordarão também os costumes dos países visitados (hábitos de inverno), os conhaques, os diferentes formatos de lareiras, assim como personagens e curiosidades da estação mais fria do ano.
Não será um guia. Será uma coletânea, dividida por países, de impressões sobre a Europa debaixo de neve. Um mero e despretensioso passeio pelo inverno do Velho Mundo.

2 thoughts on “Blog vai mostrar inverno na Europa

  • FERNANDO

    PARABÉNS PELO LIVRO ANTÔNIO!
    SEI QUE CERTAMENTE SERÁ UM SUCESSO, PELA FORMA ENTUSIASMADA QUE COSTUMA CONTAR SUAS IDAS E VINDAS PELO MUNDO.
    ABRAÇO,
    FERNANDO VERÍSSIMO

    Resposta
  • Sonia Correa Costa

    Que lindo Manão Querido, como dizem os sábios, todo ser humano deve plantar uma semente, a sua com certeza sempre vem com florir do sucesso.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *