15 de maio de 2024
Turismo

Projeto “Galinhos – Território Seguro e Saudável” promete transformar o destino com ampla sustentabilidade

“Galinhos – Território Seguro e Sustentável”. Lançado nesta semana, o projeto uniu várias secretarias do governo do Rio Grande do Norte com uma série de ações que visam gerar impactos positivos em três eixos principais: saúde pública, sustentabilidade socioambiental e economia.

Estiveram no destino turístico equipes técnicas da Secretaria de Turismo (Setur/RN) Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca (Sape), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). As atividades de lançamento na comunidade contaram com o apoio da prefeitura de Galinhos, através de sua secretaria municipal de Turismo.

Com este projeto piloto, a Secretaria de Turismo quer apoiar a capacitação permanente da comunidade, ajudando a desenvolver o turismo de base comunitária, pensando junto com os atores locais do turismo novas experiências de roteiros, além de ações de formação em empreendedorismo. O foco do projeto é o fortalecimento das atividades que compõem toda a cadeia do turismo local, como pescadores, artesãos, agricultores familiares, empresários, barqueiros, buggeiros e charreteiros.

O lançamento do projeto trouxe para a comunidade uma grande oferta de serviços. No eixo de saúde pública, um dos pilares do projeto, a Sesap realizou diversas ações do programa “RN+Saudável”. A comunidade recebeu orientações em saúde preventiva, teve acesso a oferta de vacinas para a Covid 19 e H1N1, além de realizar testagem para Covid e para Infecções Sexualmente Transmissíveis. A equipe realizou ainda um intercâmbio de experiências com os agentes locais de saúde da prefeitura de Galinhos. 

A Sedraf sugeriu a realização de uma feira de produtos agrícolas em Galinhos. Já a Sape quer desenvolver o projeto Velas ao Vento com a colônia de pescadores. O Idema focou na questão da retirada de lixo da península onde localiza-se a cidade, um dos principais problemas da comunidade. Os técnicos fizeram visita à futura área da estação de transbordo do lixo e irão estudar a revisão de processos de licenciamentos eólicos da região. Isso pode apoiar a comunidade a garantir, pelas eólicas,  contrapartidas como a estação de transbordo do lixo, ajudando a zerar o problema dos lixões na cidade.

Quanto ao turismo, a Setur/RN solicitou um prédio para que os artesãos locais possam expor seus trabalhos. Além disso, solicitou a expedição de um decreto que leve a disciplina de turismo e educação ambiental para as escolas municipais. Na reunião, a Prefeitura de Galinhos também apresentou demandas aos órgãos estaduais, dentre elas a solicitação de uma nova viatura policial para a cidade.