15 de maio de 2024
Turismo

RN participará do Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo

Para fortalecer a troca de experiências e o compartilhamento de casos de sucesso, os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte foram convidados para partilhar suas experiências exitosas na 12ª edição do Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT). Em formato virtual, ocorrerá na próxima segunda-feira (17). O sistema de informações turísticas do RN será o único presente fora da região Sul-Sudeste.

O público do evento será composto por representantes de estados da Federação, das secretarias e órgãos estaduais de Turismo, do Sebrae, do Ministério do Turismo e da Embratur, siglas que compõem seu comitê gestor. O espaço se propõe como um local de debate e discussões sobre essas soluções.

Para Leonardo Seabra, responsável pelo setor de Inteligência da Emprotur, o convite de exposição nacional representa a valorização do trabalho da Empresa de Promoção Turística Estadual. “É uma oportunidade de discutirmos estratégias para superarmos um dos maiores desafios da gestão do turismo no país: a disponibilidade de dados confiáveis, atualizados e relevantes; fundamentais para subsidiar a elaboração de políticas e ações no setor”, explicou.

O projeto é uma parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com o setor de inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio. O Sírio, como foi recentemente batizado, é a única ferramenta de gerenciamento de dados no Nordeste.

O sistema busca trazer uma gestão eficiente e cada vez mais conectada, utilizando-se de ferramentas estratégicas para auxiliar no processo de tomada de decisão, além de ampliar a geração de inteligência de dados ligados à atividade turística, tornando disponíveis as informações para subsidiar as decisões sejam dos setores governamentais, instituições e da iniciativa privada.

A RIMT tem como principal objetivo gerar um processo de sinergia e inteligência que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico nos destinos brasileiros. Além de seus membros efetivos, a RIMT conta com mais de 4.000 participantes inscritos, que disseminam conteúdos e contribuem com essa rede.