3 de maio de 2024
Turismo

Enrico Fermi explica a desoneração da hotelaria. Veja o que vai mudar

O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi, que participa da 21ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), na capital maranhense, explicou a questão da desoneração na hotelaria, que fará parte do Programa Brasil Maior, voltado para a indústria.
Fermi considerou “uma vitória da categoria, um avanço, um sinal de que o segmento foi lembrado”. O tema, inclusive, foi comentado no discurso do ministro do Turismo, Gastão Vieira, na solenidade de abertura da BNTM (veja post no portal PANROTAS).

Segundo ainda o presidente da ABIH Nacional, trata-se de uma luta antiga da categoria. “Procuramos todas as instâncias para desonerar a folha da hotelaria. Na verdade, falamos de 28% do segmento, que é voltado para hotéis de grande porte e resort, já que 72% da hotelaria nacional reúnem estalecimentos de pequeno e médio porte, já beneficiados pelo Simples”, ressalta.
Fermi lembra que os grandes hotéis são os mais afetados pelo momento econômico atual, já que perderam os turistas internacionais e vêm tendo sensível diminuição de hóspedes das classes A e B. Ele explica que a desoneração vai incidir em 22% da folha, destinados aos encargos. A alíquota final será reduzida de 4,8% para 2% no impacto sobre o faturamento.
Segundo ainda o presidente da ABIH Nacional, duas pessoas foram fundamentais no processo: o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland; e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão.
Vale lembrar que a presidente Dilma Roussef sancionou a lei há pouco mais de um mês e, juridicamente, é preciso mais três meses para as novas alíquotas sejam colocadas em prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *