6 de maio de 2024
Sem categoria

Estradas e acessos têm maior fatia do Prodetur

A construção de estradas e acessos em destinos turísticos brasileiros foram os principais projetos apoiados pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em 2010.
Essas intervenções representam 52,48% dos recursos empregados pelos estados e municípios que participam do programa. A informação é do Ministério do Turismo, através de seu núcleo de Programas de Desenvolvimento.
Projetos para realização de estudos e pesquisas, colocados em segundo lugar, foram contemplados com 17,7% dos recursos. Os de infraestrutura e serviços básicos tiveram 10% das verbas do Prodetur.
Relembrando o Prodetur
É um programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo para estimular a estruturação da atividade turística de forma sustentável no país.
Atualmente, conta com a adesão de 38 estados e municípios de todas as regiões. Destes, 24 tiveram suas propostas, que somam US$ 1,5 bilhão, aprovadas pela comissão do governo que autoriza financiamentos externos.
Ceará e Pernambuco já assinaram o contrato de financiamento externo, última fase da tramitação do processo.
O Rio Grande do Norte, que na década passada serviu de modelo nacional, graças às intervenções do então sub-secretário do Prodetur no Governo Garibaldi Filho, Francisco Soares Jr, hoje já não demonstra tanta rapidez e empenho.
Os agentes financeiros do programa são o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *