30 de abril de 2024
Turismo

Fernando de Noronha recebe 8,3% turistas a mais no primeiro semestre

Fernando de Noronha teve 8,3% mais turistas no primeiro semestre de 2015. Passaram pelo aeroporto do arquipélago 52 mil passageiros. No mesmo período do ano passado foram 45 mil.

Para Manoel Ferreira, diretor da Dix Empreendimento, concessionária que administra o aeroporto, a explicação para essa alta em plena recessão econômica pode estar no fato de a grande maioria das viagens para Noronha erem planejadas com antecedência, devido ao custo e também em virtude de a ilha possuir um número limitado de leitos.

Segundo Ferreira, 60% dos turistas que chegam ao arquipélago partem de São Paulo. É pequeno ainda o movimento do turista nordestino em Noronha, destino considerado caro na região.

Existe um lugar... Noronha!
Existe um lugar… Noronha!

O diretor revela ainda que a Dix Empreendimentos investiu cerca R$ 450 mil na instalação de novos equipamentos no aeroporto. Implantou novo raio-x e pórtico detector de metais, circuito fechado de TV para vigilância das áreas públicas e operacionais, climatização total do terminal de passageiros e sistema informativo de voo por meio de monitores instalados no saguão. As companhias aéreas receberam um sistema de esteira elétrica motorizada para despacho de bagagem, eliminando o transporte manual dos volumes despachados.

Na área operacional das aeronaves, o pátio de manobras ganhou um sistema de iluminação, composto por quatro torres, que permitem uma movimentação segura de aeronaves, pedestres e veículos em operações noturnas. O aeroporto também já dispõe de local adequado para estadia de aeronaves, com área pavimentada, iluminada e vigiada, destinada a permanência de aeronaves por longos períodos, sem interferir na utilização normal do pátio de manobras.