5 de maio de 2024
Turismo

Foz do Iguaçu já é o segundo destino do Sul mais procurado por turista nordestino

As Cataratas que viraram Patrimônio
As Cataratas que viraram Patrimônio

Com cenários impressionantes, Foz do Iguaçu atrai cada vez mais visitantes do Nordeste. Depois de Gramado (RS), é a preferida por norte-rio-grandenses que optam por viagens ao Sul do país. A cidade, com cerca de 260 mil habitantes, tem no turismo a base de sua economia.

Destaque para as belas e imponentes Cataratas do Iguaçu, eleita em 2012 uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, e para a Hidrelétrica de Itaipu, que este ano atingiu o incrível recorde de 20 milhões de visitantes.

Banhada por dois grandes rios, o Paraná e o Iguaçu, a cidade tem em sua gastronomia típica delícias preparadas especialmente: o dourado e o surubim.

Dados do Ministério do Turismo mostram que Foz do Iguaçu é a quarta cidade do Brasil mais visitada a lazer por estrangeiros. O maior fluxo desses visitantes (19,4%) vem da vizinha Argentina.

O Marco das Américas é outra referência: simboliza o encontro das três fronteiras: Brasil, Paraguai e Argentina. O obelisco, que tem as cores da bandeira nacional, foi erguido em 1903 e transformado em um dos mais importantes ícones de Foz do Iguaçu.

O local dispõe de estacionamento, lanchonete, loja de artesanato e um mirante, de onde o visitante tem a oportunidade de observar os três países fronteiriços, cada qual com o seu marco e suas respectivas cores nacionais. Dá para visualizar, também, o encontro das águas do rio Iguaçu com o rio Paraná.