17 de maio de 2024
Sem categoria

Livro destaca 20 empreendedores de sucesso. Três são do turismo

Lançado pela Editora Panda Books, o livro “Para Ser Grande” conta a trajetória profissional de 20 empreendedores brasileiros, e também a história pessoal de cada um deles. Três deles são importantes figuras do turismo brasileiro:
Guilherme Paulus
Era 1972 e a sociedade estava firmada: Guilherme Paulus entraria com seu trabalho e experiência, enquanto o então deputado Carlos Vicente Cerchiari entraria com o dinheiro e a vontade de abrir o negócio. Nascia assim a agência de viagens CVC, no ABC paulista. As dificuldades iniciais foram muitas e passados quatro anos de trabalho, Cerchiari simplesmente deu sua parte do negócio para Paulus. Oferecendo viagens a preços populares e atendendo especialmente funcionários de fábricas da região em que a empresa era sediada, Paulus foi crescendo, ganhando mercado e ampliando seu ramo de atuação. Hoje, a CVC tem mais de 300 lojas no Brasil, está em outros quatro países e já transportou mais de dez milhões de passageiros para os mais diversos destinos do Brasil e do mundo.
Elói D’Avila de Oliveira
Ele nasceu em Esteio, no Rio Grande do Sul, 14º filho de um casal bastante pobre. Antes de completar dois anos de idade, ele assistiria à morte de sua mãe. Daí em diante, passaria alguns poucos anos acompanhando o pai andarilho e outros tantos morando na casa de uma irmã mais velha. A dura convivência com o cunhado, no entanto, fez o garoto fugir de casa aos 8 anos de idade. Daí em diante, levaria uma vida entre ruas, albergues, abrigos, voltas pra casa e outras fugas. Aos 12 anos ingressou no turismo, ao conseguir um emprego como office-boy na agência de viagens Stella Barros. Foram cinco anos por lá e mais algumas vivências em outras empresas do setor, até fundar aos 23 anos de idade a EDO, empresa representante no Brasil da LAP (Linhas Aéreas Paraguaias) e que seria o embrião da Flytour. Cerca de 30 anos mais tarde, a Flytour é hoje a maior emissora de bilhetes aéreos da América Latina e maior rede de agências de viagens no país.
Chieko Aoki
Nascida no Japão, ela veio para o Brasil ainda criança. Formada em Direito, entrou na hotelaria para ajudar o marido na administração de um hotel do qual havia se tornado sócio – especializou-se e se apaixonou pela área, da qual nunca mais saiu. Em 1997, criou a administradora de hotéis e resorts Blue Tree, que hoje está à frente de quase trinta estabelecimentos distruibuídos entre Brasil, Chile e Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *