5 de maio de 2024
Turismo

Ministro do Turismo aborda, em concorrida palestra, as inovações tecnológicas no setor

Ministro do Turismo (no centro, o mais alto da foto) se destacou no Festival do Turismo de Gramado, encerrado ontem. Além da palestra, jogou futebol e fez rafting
Ministro do Turismo (no centro, o mais alto da foto) se destacou no Festival do Turismo de Gramado, encerrado ontem. Além da palestra, jogou futebol e fez rafting

As ferramentas digitais disponíveis e o engajamento on-line do turista está transformando o jeito de viajar e a maneira de prestar serviços do setor. Na conferência que realizou no Festival do Turismo de Gramado (RS), na sexta-feira passada (7), o ministro do Turismo, Vinicius Lages, falou sobre os impactos das inovações tecnológicas no mercado e nas políticas públicas do governo federal para o turismo.

De acordo com Lages, além de fortalecer a demanda por experiências personalizadas, a propagação de temas de viagem em redes sociais cria uma forte agenda de promoção do turismo em tempo real. “O compartilhamento alimenta o sonho de outros turistas. Viajar é um desejo coletivo e o engajamento aumenta ainda mais esse desejo. Destinos, governos e trade devem trabalhar para entender melhor qual é o sonho de quem viaja e de quem pretende viajar”, afirmou o ministro.

A importância do aparato tecnológico em viagens começa desde o planejamento, com a facilidade de acesso à informação: mapas, guias, aplicativos e sites colaborativos; com a simplificação de processos como o “check-in” por meio de dispositivos móveis, por exemplo; e com a possibilidade de antecipar experiências, por meio do grande volume de imagens, relatos, plataformas de avaliação de serviços e vídeos disponíveis em rede.

“O investimento em canais de interatividade pode criar uma gestão pública mais próxima do cidadão e do turista”, avaliou o ministro, que enfatizou ainda que dos 202 milhões de brasileiros, 62 milhões fazem pelo menos uma viagem por ano e 80 milhões ainda podem ingressar nesse universo.”

O efeito da tecnologia, ao invés de diminuir o desejo pelo deslocamento, estabelece novas formas e necessidades de interação com o mundo. “O turismo é a nova indústria da felicidade. Ela tem capacidade de transformar o ser humano e isso jamais vai ser colocado em xeque nem pela tecnologia, nem por qualquer outro tipo de desafio”, analisou Lages.

O crescente impacto da tecnologia no processo de tomada de decisões do turista mobiliza o empresariado para que se mantenha atento a sua presença digital e à reputação de seus serviços e produtos. “Os ganhos para empresas e destinos realimentam esse ciclo: viajar, voltar satisfeito, compartilhar estórias, influenciar amigos e criar uma cultura de viagem”, definiu o ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *