17 de maio de 2024
Turismo

Nova classificação da hotelaria começa a vigorar a partir de hoje

A partir desta terça-feira (25), 19 meios de hospedagem de dez estados serão os primeiros a ter suas categorias identificadas pelo número de estrelas (de uma a cinco), de acordo com os novos critérios estabelecidos pelo governo federal.
São empreendimentos que passaram pelo processo de avaliação estabelecido no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) do Ministério do Turismo e recebem hoje a placa de identificação e o certificado que conferem conformidade com requisitos de sustentabilidade, infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos aos hóspedes.
Com a reformulação do sistema de classificação, a marca estrela passa a ser exclusiva do governo federal. Ela somente poderá ser utilizada pelos meios de hospedagem avaliados de acordo com os critérios do SBClass. Entre os principais objetivos do sistema estão aumentar a competitividade da hotelaria brasileira e servir como fonte de informação para o consumidor.
Parceria do MTur com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), o novo sistema conceitua e classifica sete tipos de meios de hospedagem: hotel, flat/apart-hotel, resort, hotel fazenda, hotel histórico, pousada e cama&café.
Para cada tipo existe uma matriz que relaciona requisitos obrigatórios e eletivos, que devem ser atendidos pelo empreendimento para que ele seja classificado na categoria pretendida. Por exemplo, o serviço de café da manhã é obrigatório para todas as categorias de hotel (uma a cinco estrelas). Já a existência de salão de eventos é obrigatória somente para hotel categoria cinco estrelas.
O SBClass foi concebido a partir do estudo de modelos internacionais como os adotados na França, Espanha, Portugal, Alemanha e outros líderes do turismo mundial. São países que adotaram a classificação como estratégia para promover e assegurar sua competitividade no mercado. No Brasil, assim como em vários desses países, a adesão ao sistema é voluntária.
Entre os 19 meios de hospedagem já classificados estão pousadas, hotéis, hotel histórico e resorts. Os empreendimentos estão localizados nos seguintes estados: Minas Gerais (4), São Paulo (3), Distrito Federal (2), Bahia (2), Paraná (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1).
Confira aqui a lista.

2 thoughts on “Nova classificação da hotelaria começa a vigorar a partir de hoje

  • CELSO PAIVA

    Ainda acho que não é papel do Governo classificar hotel, mesmo que através de empresas terceirizadas. Nenhum sistema de classificação hoje consegue chegar perto das mídias sociais e mesmo dos sites específicios para este fim, a exemplo do TRIP ADVISOR e mesmo do Guia 4 Rodas. A subjetividade inerente à prestação de serviço é muito complexa quando se trata de avaliação e mais ainda para se emitir um parecer classificatório, afinal o que é ótimo para uns pode ser péssimo para outros…
    Já imaginou se fossemos classificar a infra-estrutura do turismo do nosso Estado? E a atenção dispensada pelos governos ao Turismo enquanto atividade econômica?
    Como tudo hoje no Brasil gira em torno de 2014….vamos aguardar….e observar até lá se é mais importante a classificação hoteleira ou as obras de mobilidade urbana, de infra-estrutura, etc etc que não saírão dos discursos….já não falo nem do papel!
    É aguardar para ver.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *