6 de maio de 2024
Turismo

Paraíba tem novo produto turístico: Rota Cariri Cultural

Cariri paraibano vem despertando a atenção de visitantes norte-rio-grandenses
Cariri paraibano vem despertando a atenção de visitantes norte-rio-grandenses

A região do Cariri paraibano, bem próxima à divisa com o RN, é uma extensa área de terras secas e vegetação esbranquiçada, sobreposta por pedras gigantescas, lajedos imensos e um sol causticante. A novidade é que está virando produto turístico. Não lhe faltam farta gastronomia, diversidade do meio ambiente e hospitalidade. O roteiro ecoturístico já tem até nome: Rota Cariri Cultural – “Entre pedras e veredas”.

A experiência tem início na Pousada Paraíso da Serra, localizada a poucos quilômetros da cidade do Congo e construída estrategicamente no topo de uma montanha. O ambiente é acolhedor, bem arejado e integrado à natureza. São oferecidos três roteiros: Serra da Engabelada, Santa Catarina e Pedra do Peru. A orientação é sair da pousada logo no início da manhã para fazer trilhas, quando o sol ainda não é tão intenso.

As pedras do caminho
As pedras do caminho

Os três roteiros têm em comum as trilhas por entre a caatinga e a visita a comunidades rurais que mantêm intactos costumes seculares como a música e a dança. O que chama a atenção dos visitantes é que todas as trilhas são sinalizadas, afastando a sensação de estar ‘sem rumo’, sem norte. É bom lembrar que a região do Cariri paraibano foi povoada pelos índios que dão nome àquelas terras, os Cariris e os Xukurus.

A Comunidade do Algodão é uma visita interessante. Nesse pequeno povoado as mulheres apresentam um Coco de Roda do período dos Quilombolas. É uma experiência única: as mulheres cantam e dançam. Dona Nildinha é uma dessas mulheres. Ela diz que aprendeu a dançar com a bisavó, ex-escrava. Na sequência do roteiro vem a Pedra do Caboclo. Na verdade é uma sobreposição de rochas enormes que formam uma pequena caverna. No local é possível encontrar pedaços de ossos.

Natureza plena
Natureza plena

Os dois outros roteiros estão na região da cidade de Monteiro. Novamente, o ecoturista vai conhecer trilhas únicas, conversar e ver de perto personagens contadores de histórias da região, além de degustar os pratos típicos do Cariri. Esses são os principais ingredientes da Rota Cariri Cultural .

Na Comunidade do Assentamento Santa Catarina o destaque é a Pedra da Lua, em forma de concha, que também possui inscrições rupestres. O que chama mesmo a atenção dos visitantes são as perfurações ovais, perfeitas. Saindo da comunidade, o roteiro prevê uma visita ao Memorial de Zabé da Loca. O complexo inclui um restaurante, o memorial que guarda pertences pessoais de Zabé e uma visita ao local onde ela viveu por várias décadas com os filhos pequenos.

pb 05

As visitações no Assentamento incluem uma caminhada de 20 minutos até a Pedra dos Índios (foto). Mesmo com a subida bastante íngreme, vale o sacrifício. O visual é único. Dá para ver um por do sol inesquecível e místico. De acordo com os guias da Rota Cariri Cultural, a pedra fica localizada a oito quilômetros da cidade de Monteiro. O local é bastante conhecido pelos praticantes de rapel, escalada e trilhas ecológicas.