30 de abril de 2024
Turismo

Pesquisa mostra que 44,4% dos futuros viajantes nacionais vão optar pelo Nordeste

Nordeste. Quem resiste?
Nordeste. Quem resiste?

Segundo o último levantamento da pesquisa de “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur), não são cachoeiras, rios, campos ou montanhas, muito menos grandes metrópoles, o que o brasileiro realmente gosta. Na hora de escolher o melhor destino turístico, é a praia que predomina.

E o Nordeste se destaca na preferência dos viajantes. O estudo revela ainda que oito em cada 10 brasileiros pretendem viajar nos próximos meses e vão optar por fazer turismo no território nacional. A crise que o país atravessa nos últimos anos e a alta do dólar são motivadores dessa tendência, que já é observada desde 2015.

Com sua diversidade cultural e belezas naturais, o Nordeste lidera a intenção dos entrevistados já há alguns anos. Aliás, desde que a pesquisa foi implantada. Os dados mais recentes mostram que 44,4% pretendem eleger a região como destino das próximas viagens. Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará são alguns dos estados mais procurados pelos viajantes.

Um estudo sobre as principais qualidades da região, realizado com líderes de opinião e jornalistas de 15 países latino-americanos, e desenvolvido pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Inteligência de Mercado, o Ipsos, constatou que o Brasil é considerado o melhor país em atrativos naturais. Único país da América Latina a vencer dois quesitos, também ficou em primeiro lugar na categoria musical.

A Embratur estima que cerca de 2,42 milhões de turistas estrangeiros visitem o país durante essa temporada de verão, o que corresponde a 11% a mais que em 2015. Por outro lado, viajar – definitivamente – não foi uma das prioridades dos brasileiros em 2016. Diante do cenário econômico conturbado, a maioria das famílias optou por cortar esse tipo de gasto. Tal tendência refletiu diretamente na demanda por passagens aéreas, o que resultou em um índice negativo, segundo dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).