12 de maio de 2024
Turismo

Pico do Cabugi poderá virar Monumento Natural e ganhar espaço em rota turística

Pico do Cabugi: nova "estrada" pela frente
Pico do Cabugi: nova “estrada” pela frente

O Pico do Cabugi foi tema da reunião do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) da terça-feira passada (5). Na ocasião, a técnica ambiental do Idema, Iracy Wanderley, apresentou o projeto de reavaliação do Pico. Esse processo visa inseri-lo no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Entre outras atribuições, o Sistema contribui para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional. Durante a reunião, foi colocada também a importância de incluir o Pico do Cabugi no roteiro turístico do Rio Grande do Norte

O Parque Ecológico Pico do Cabugi é uma unidade de conservação criada pela Lei nº 5.823, de 07 de dezembro de 1988, com a finalidade de preservar e conservar sua fauna, flora e a seus atributos cênico-paisagísticos.

Logo em seguida à criação do Parque Ecológico Pico do Cabugi surgiu a Lei 9985/2000, que cria o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A ideia é que, em breve, o local passe a se chamar Monumento Natural Pico do Cabugi, uma unidade de proteção integral e que fará parte do SNUC.

A próxima etapa do processo será a apresentação do projeto para apreciação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) na próxima terça-feira (12). Em seguida serão realizados os trâmites legais para criação do Monumento Natural Pico do Cabugi.