27 de abril de 2024
Turismo

Pipa terá Simpósio Gastronômico em maio

Os realizadores do Festival Cultural e Gastronômico da Pipa irão promover uma ação inédita no Rio Grande do Norte, para tratar de gastronomia como negócio. Trata-se do I Simpósio Gastronômico da Pipa, que se realizará nos dias 26 e 27 de maio no Centro de Convenções do Hotel Pipa Atlântico.

O encontro contará com nomes de peso da gastronomia brasileira, que abordarão experiências próprias e o potencial que as diversas regiões oferecem. Vão revelar as possibilidades que a gastronomia pode proporcionar, para estudantes ou demais interessados em colocar em prática um novo projeto de economia criativa.

O evento receberá chefs, empreendedores, escritores, jornalistas, administradores e professores de várias regiões do Brasil e também do exterior. O patrocínio é da São Braz, Prefeitura de Tibau do Sul e Latam Travel. As inscrições estão abertas no www.festivaldapipa.com.br.

Paulo Machado
Paulo Machado

O curador do festival, Paulo Machado, fará a palestra de abertura sobre um projeto que alia turismo e gastronomia. É o “Food Safari”, expedição capitaneada por ele com objetivo de revelar a rica culinária do Pantanal. Trata-se de uma experiência de turismo ecológico, onde sabores e saberes da região são apresentados de uma forma diferente.

Ana Rita Suassuna
Ana Rita Suassuna

Estarão no encontro, entre outros, a pesquisadora e chef Ana Rita Dantas Suassuna (Taperoá-PB), prima de Ariano Suassuna e engajada na pesquisa e resgate da comida sertaneja nordestina. O empresário paraense Nazareno Alves, do Point do Açaí, restaurante construído em prédio histórico no Ver o Peso, e que serve o açaí com peixe frito e farinha d’água, à moda da terra, também estará na Pipa.

Outra atração será a pernambucana do ramo dos queijos, Vitória Barros, que comanda a produção de queijos especiais de Campos da Serra (PE) e produz mais de 20 tipos de queijos, alguns de inspiração (técnica) francesa. Felipe Caran, empreendedor do restaurante Casa do João, em Bonito-MS, espaço que privilegia a arte e o artesanato decorativo sul-mato-grossense, também virá.

Vitória Barros
Vitória Barros

Entre os jornalistas, o Simpósio receberá a especialista em café, Cristiana Couto, de São Paulo; e a crítica de gastronomia e vinhos uruguaia, Marcela Baruch. Na categoria gastronomia e mídias sociais, os debates contarão com profissionais como Ailin Aleixo (Gastrolândia), Tamyris Roxo (Boccanervosa), Larissa Januário, Eduardo Farias (gastronomia em Natal) e Carol Galvão.

Da área acadêmica, o Simpósio terá Sênia Bastos, professora do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo; e o chef Maurício Lopes, professor da Universidade Anhembi Morumbi. Carlos Frederico Domingues, gerente de marketing da São Braz, falará sobre o case da empresa.