4 de maio de 2024
Turismo

Poder público e bugueiros se reúnem em busca de precauções para a alta estação

Reunião realizada ontem (17) entre representantes do Governo do RN e o Sindicato dos Bugueiros estabeleceu novas formas de organizar a atividade bugueira no Rio Grande do Norte. Às vésperas de mais uma alta estação, a segurança dos turistas foi um dos temas principais do encontro. Ficou acertada a proibição de passeios com bugue de bancos altos em todo o litoral potiguar, como forma de evitar acidentes.
Dentre os assuntos discutidos foi levantada a polêmica em torno da utilização de veículos adaptados, com bancos altos, sem a devida autorização por parte das autoridades de trânsito. De acordo com levantamentos do Sindicato dos Bugueiros, existem 17 veículos desse tipo circulando nas praias do litoral potiguar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bugueiros, Francisco Júnior, a própria categoria é contra a utilização dos bancos altos, preocupada com os possíveis acidentes. O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Willy Saldanha, lembrou que, em respeito à determinação do Conselho Nacional de Trânsito, qualquer alteração em veículos só pode acontecer mediante vistoria do Detran.
Outro ponto que gerou polêmica foi a questão das cadeirinhas infantis nos bugues. O Sindicato dos Bugueiros deu entrada em um pedido para flexibilização no uso dos equipamentos, que não foi aceito pela Secretaria de Turismo do RN e nem pelo Detran.

À mesa, secretários, diretores e representantes dos bugueiros

A justificativa dos órgãos é que a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito, que regulamenta a utilização das cadeirinhas para crianças até 10 anos de idade, é federal.
A reunião contou com a presença do secretário adjunto de Turismo, George Lima de Oliveira; do presidente do Detran, Willy Saldanha; do secretário-chefe da Casa Civil, Anselmo de Carvalho; do comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Araújo; do presidente do Sindicato dos Bugueiros do RN, Francisco Júnior; e do presidente da Associação de Proprietários e Condutores de Bugue do RN, Everaldo de Souza.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *