12 de maio de 2024
Turismo

Presidente do Sindicato dos Guias desabafa: “Falta respeito do Ministério do Turismo e do RN à nossa função”

O blog é o blog. A coluna é a a coluna. Apesar de pertencerem ao mesmo veículo de comunicação, a TRIBUNA DO NORTE, este jornalista não gosta de misturar muito esses meios de informação. São duas mídias distintas, com características próprias.

Mas vamos lá… Reproduziremos aqui o bate-papo publicado nesta sexta-feira, na coluna em versão impressa da TN, com o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do RN (Singtur), Jarbas Tinoco Júnior (foto).

A exceção se explica. A idéia da entrevista surgiu a partir de comentário da empresária Decca Bolonha (Potiguar Turismo) neste blog, no qual alertou que estão esquecendo o guia de Turismo nos programas de capacitação para a Copa de 2014.

Confira:

TN – Os programas de capacitação do Ministério do Turismo não têm contemplado os guias? Esqueceram de vocês?

Jarbas – Os programas do Governo Federal para capacitação, infelizmente, não contemplam os Guias de Turismo. Realizam cursos para várias outras categorias, fato que, em sua maioria, vai de encontro a uma profissão regulamentada por Lei Federal (lei 8.623-93). Com isso, os profissionais devidamente credenciados pelo MTur ficam sem mercado para trabalhar.

TN – E no Rio Grande do Norte, há respeito pelo guia de Turismo?

Jarbas – Em nosso Estado este profissional, que é um dos que está na ponta da cadeira turística, não tem o seu devido reconhecimento. Falta valorização, falta fiscalização por parte dos órgãos competentes e falta seriedade no trato com a categoria. O Guia de Turismo fica exposto ao mercado capitalista e desleal.

TN – Quantos guias cadastrados há no RN?

Jarbas – O Sindicato estima que há aproximadamente 600 guias de Turismo cadastrados no RN junto ao MTur. Porém, estes dados só podemos obter, com mais precisão, junto ao órgão do MTur, secção RN, que funciona na Secretaria de Turismo do RN. Na baixa temporada a falta de trabalho é bastante elevada. Já no período de alta este número diminui. Porém, com a falta de fiscalização, ficamos com a concorrência desleal, devido à atuação dos clandestinos.

0 thoughts on “Presidente do Sindicato dos Guias desabafa: “Falta respeito do Ministério do Turismo e do RN à nossa função”

  • Ricardofernandes

    A declaração do nosso presidente e mais fiel possível da realidade,quando se fala de GUia de TUrismo ,podemos observar uma. Categoria totalmente,desprotegida,principalmente aqui no Rn,pois a secretaria de Turismo e um Órgão que nao sai do seu gabinete para fazer uma Fiscalização ,com isto temos muitos Guias parados e muitas pessoas que nao tem a capacitação para exercer o trabalho trabalhando,quando vamos seguir exemplos como. João Pessoa,Fortaleza,cidades onde as secretarias de Turismo agem para evitar estes problemas.

    Resposta
  • Noé Carvalho

    Enquanto os guias forem subservientes e medrosos, só nos restará as migalhas e a exploração. Portanto acordem, Valorizem-se e não tenham medo de lutar pelo respeito e o direito que nos é concedido por lei.

    Resposta
  • teresa cristina

    Muito pertinente as colocações do Pte. do sindicato ,tudo que o mesmo falou é a realidade e os cursos para copa é de total falta de profissionalismo os prof. sem formação , comecei um de inglês o prof , só lia apostilla e não tinha nenhuma metodologia , dai larguei – teve um outro turismo na 3ª idade que só era bate – papo -quem acabou informando sobre o sistema fui eu mesma como aluna , enfim caos…chegando a copa e nada de respeito aos profissionais…

    Resposta
  • Rubens Lima

    Os guias pedem socorro,fiscalização já,guia só legal,vamos lutar pelos nossos direitos,pagamos inss,iss,imposto sindical e nada de retorno,socorro.

    Resposta
  • Monara Araujo

    Parabéns Jarbas por mais essa iniciativa…

    Resposta
  • alexandre-rn

    falta realmente capacitação pra esses guias….guia nao pode trabalhar derrubando o serviço de outros profissionais. se o serviço nao for indicado por ele, nao presta…isso é profissionalismo ?…

    Resposta
  • PAULO FERREIRA

    ENQUANTO OS GUIAS DE TURISMO DO RN FOREM UM BANDO, AO CONTRÁRIO DE UMA CLASSE PROFISSIONAL (COMO JÁ DEVERIA SER HÁ TEMPOS), INFELIZMENTE CONTINUARÃO SENDO A “GENI” DA CADEIA TURÍSTICA.

    Resposta
  • Victor

    O nosso TURISMO esta uma desgraça em todos os aspectos e sectores . UMA PALHAÇADA e ninguém faz nada para mudar. Cade nosso Secretario de Estado o Turismo ? Vendendo Sal. Cade nosso Secretario de Turísmo de Natal? Vendendo imoveis ? cada macaco no seu Galho meus senhores. Vamos fazer Turismo com profissionais de Turísmo.

    Resposta
  • HELDER CALDAS

    Prezado presidente do Sindicato, senhor Jarbas, tudo que você falou e os demais comentários procedem, é uma triste realidade o descaso com a mola mestra da nossa economia que o turismo, o setor turístico como um todo pede socorro, desde a atividade das agências de turismo onde se insere o guia de turismo, como a atividade hoteleira, a atividade de bogueiros, de taxistas, de pontos turísticos, e, de outros seguimentos comercias como: bares; restaurantes; casa de show; ARTESANATO, fiz questão de colocar em destaque este tipo de comércio, por ser um dos menos valorizado pelo Poder Público em termos de segurança, infra estrutura, iluminação pública nas vias principais do corredor turístico. Mesmo com todas essas adversidades ainda é o setor que tem o maior carinho e respeito pelos nossos parceiros agências e guias de turismo, eu falo em nome do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, onde dispõe de uma sala de espera exclusivamente para o guia, com cafezinho, tv, wai-fi, gelágua, ar. Sabemos que só isso não basta, dependemos também da ajuda do Sindicato no sentido de coibir o falso guia, prá isso é preciso uma parceria do Sindicato com os setores envolvidos diretamente com os Guias para juntos valorizar mais ainda essa atividade tão importante na cadeia Turistica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *