12 de maio de 2024
Turismo

Projeto de conscientização ambiental reúne 300 alunos e coleta mais de 100 quilos de lixo em praias do RN

Um projeto que merece incentivo
Um projeto que merece incentivo

O projeto piloto encampado pela Secretaria de Turismo do RN para conscientizar jovens sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente foi considerado um sucesso. O “Praia Limpa Começa Aqui” reuniu 300 alunos de 11 escolas dos municípios de Baía Formosa e Canguaretama, que durante algumas horas da manhã conseguiram recolher 108 kg de lixo espalhados nas praias.

“É um projeto muito mais de conscientização do que de uma limpeza até simbólica das praias. Antes da mobilização, organizamos palestras e uma espécie de gincana envolvendo o turismo sustentável para selecionar as escolas participantes. Também promovemos oficinas, conversa com estudantes e outras ações de sensibilização”, enfatiza o titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Aula prática no barco-escola
Aula prática no barco-escola

Durante bate papo com alunos no passeio do Barco Escola, em Barra de Cunhaú (distrito de Canguaretama), o presidente da Emprotur, Manuel Gaspar, agradeceu a parceria das instituições envolvidas e ressaltou que “hoje em dia é impossível falar em turismo sem mencionar o meio ambiente, sobretudo no turismo eminentemente ecológico, praticado aqui”.

Ele lembrou ainda que, segundo dados da ONU, o Turismo gera 10% dos empregos no mundo. “A comunidade que entender a importância do meio ambiente para o turismo seguramente estará à frente no processo de geração de empregos. E, de certa forma, o que vocês realizaram hoje aqui fomentará um benefício que, provavelmente, vocês mesmos poderão usufruir mais à frente”.

Praia limpa, mente aberta
Praia limpa, mente aberta

Também integraram a equipe da Setur RN a coordenadora da Assessoria Técnica, Carla Dutra; a subcoordenadora de Fortalecimento Profissional, Cristiane Dantas; e Mércia Motta, chefe da Unidade Instrumental de Finanças. A ação contou com a parceria da Secretaria de Educação do RN, do Idema, do Senac e das prefeituras municipais de Baía Formosa e Canguaretama.