13 de maio de 2024
Turismo

Promessas e otimismo exagerado marcam abertura da Feira da Abav

A solenidade de abertura da 41ª Abav – Feira de Turismo das Américas, realizada no final da manhã desta quarta-feira (4), teve apresentação cultural do estado do Amazonas, patrono desta edição da feira. O Grupo Carrapicho, comandado por Zezinho Correa, deu as boas-vindas aos participantes com um show dos bois Caprichoso e Garantido, de Parintins (AM).

Liderado pela jornalista Rosana Jatobá, o encontro contou com a participação de dirigentes das entidades e dos órgãos representativos do setor de viagens e turismo. A primeira pergunta foi direcionada a Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional, e abordou a importância dos megaeventos para as agências de viagens.

“Estes eventos colocam o Brasil na vitrine mundial e exigem infraestrutura adequada, sobretudo no que diz respeito à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. Temos que superar alguns obstáculos, como os vistos, principalmente. Este, inclusive, é um alerta que nós fazemos”, enfatizou.

Em seguida Flávio Dino, presidente da Embratur, falou sobre ações realizadas pelo órgão para estimular o ingresso de turistas estrangeiros no país. “Estamos priorizando eventos próprios do Brasil. A partir de outubro daremos início a uma campanha internacional e, ainda neste ano, nosso objetivo é promover 40 press-trips (viagens de imprensa) para dar mais visibilidade ao país”, pontuou.

Já o ministro do Turismo, Gastão Vieira, reiterou o apoio necessário para que São Paulo seja escolhida como sede da Expo 2020. O ministro também discorreu sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional esperado para o segundo semestre e afirmou que questões relacionadas ao câmbio são alguns dos problemas que mais afetam os países emergentes.

No que diz respeito ao papel desempenhado pelo Sebrae para o incremento do turismo no país, o presidente Luiz Barretto afirmou que o principal desafio é melhorar a gestão e aproveitar as oportunidades que virão com a chegada dos megaeventos esportivos. “O Sebrae atua com três vertentes: gestão, certificação e estudos”, declarou.

Ao ser questionada sobre como o Amazonas se propõe a valorizar e a promover as características únicas do destino, Oreni Braga, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Estado do Amazonas, foi categórica ao dizer que o estado, além de ser o maior do Brasil, é também o principal polo industrial da América do Sul.

Oreni listou as três maravilhas nacionais, segundo ela: o Amazonas (AM), o Cristo Redentor (RJ) e as Cataratas do Iguaçu (PR). “Temos a grandeza do festival de Parintins, o artesanato dos índios, o rio Amazonas, o maior do mundo, e Manaus como uma das cidades-sede da Copa do Mundo”.

Em seguida, Douglas Simões, presidente da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), discorreu sobre a importância do ecoturismo para o setor como um todo. “Vivemos em cidades muito próximas do concreto, das redes sociais e dos computadores. As pessoas precisam de contato com a natureza e com as próprias sensações. A partir do momento em que existe o contato com o meio ambiente e a prática de atividades e esportes nestes locais, a preservação torna-se mais fácil”, explicou.

Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), por sua vez, abordou a realização do 40º Encontro Comercial Braztoa paralelamente à Abav 2013. “Esta parceria é fundamental. A Braztoa está com mais de 80 associadas expondo no evento e esta ação conjunta traz mais expectativas para nós, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor”, disse.

Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), abordou o bom momento que o segmento está passando e destacou o crescimento de 13% no primeiro semestre, embora a malha aérea tenha sido reduzida em 5,8%.

O senador Antonio Carlos Valadares, presidente da Comissão de Turismo e Desporto, precedeu as palavras do deputado federal Antonio Carlos Valadares Filho, à frente da Comissão de Turismo e Desporto. O deputado abordou um tema polêmico: o Projeto de Lei 5.120, que regulamenta as atividades desempenhadas pelos agentes de viagens.

“Quero assumir um compromisso perante os agentes de viagens. Que nós possamos, já na próxima semana, formar um grupo de parlamentares e marcar uma audiência, visando a aprovação deste projeto o mais rápido possível”, exclamou, reiterando o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *