4 de maio de 2024
Turismo

Quer mergulhar? Vá a Abrolhos, na Bahia

É tempo de baleia Jubarte
É tempo de baleia Jubarte

Um dos destinos mais cobiçados pelos turistas e reconhecido pela diversidade dos conjuntos de recifes, grutas submarinas, naufrágios históricos, entre outras atrações, é o Parque Marinho de Abrolhos, no extremo sul da Bahia, próximo a Prado. Formado por cinco ilhas, o Arquipélago de Abrolhos fica a 75 km da costa da Bahia, na altura da cidade de Caravela, e é considerado um dos lugares mais lindos para mergulho no mundo.

O arquipélago foi a primeira área do Brasil que recebeu o título de Parque do Marinho, em 1983, e é controlado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da Marina do Brasil. O Parque Nacional Marinho de Abrolhos se consagrou como um dos 12 parques mais importantes do mundo e tem como principais atividades a prática de mergulho (com cilindro ou snorkel), visitação de aves que se nidificam na região e o seu famoso farol instalado desde 1861 por ordem de D. Pedro II.

Especialmente neste mês de julho, as baías de Abrolhos são indicadas para o mergulho livre, até mesmo para quem nunca praticou a modalidade. A chegada das baleias jubartes ao litoral brasileiro em busca de águas mais quentes para o acasalamento e amamentação de seus filhotes possibilita aos visitantes um verdadeiro espetáculo da natureza.

As pousadas Casa de Maria e Catavento têm pacotes especiais para Abrolhos. Incluem taxa de ICMBio, café da manhã, almoço, frutas, água mineral, refrigerantes e equipamentos básicos para a prática de mergulho (máscara, nadadeira e snorkel). A pousada Casa de Maria já se tornou referência em hospedagem na região e está localizada a 600 metros da região central de Prado.

Mais detalhes: www.facebook.com/receptivocatavento e www.facebook.com/pousadacasademaria.pradobahia.