3 de maio de 2024
Turismo

Setur RN volta a garantir Museu da Rampa e Centro de Convenções ampliado até o final do ano

A Secretaria de Turismo do RN garante a entrega, até o final do ano, de dois importantes projetos estruturais para o setor: a ampliação do Centro de Convenções de Natal e a restauração do antigo prédio da Rampa.

3

As obras do Centro de Convenções de Natal estão com as fundações já instaladas (foto acima). Em maio, há estimativa de conclusão da laje e início da montagem da estrutura metálica da cobertura. A ampliação acontece com recursos conveniados junto ao Ministério do Turismo, da ordem de R$ 30 milhões.

Já as obras do Complexo da Rampa (foto abaixo), reiniciadas há pouco mais de dois meses, estão 32% concluídas. Esta semana teve início a marcação do píer e foi finalizada a concretagem da primeira laje do Memorial do Aviador.

4

A Rampa para hidroaviões no rio Potengi foi ponto obrigatório para aviadores que atravessavam o Atlântico Sul, entre 1920 e 1940. A posição estratégica de Natal, no “cotovelo” da América do Sul, também serviu como referência durante a Segunda Guerra Mundial.

Não custa lembrar que a cidade foi ponto para pouso e aterrissagem de aeroplanos e hidroaviões na Segunda Guerra Mundial, quando abrigou a maior base militar dos EUA fora daquele país.

As obras, iniciadas em 2013, se encontravam paradas desde 2014. O motivo foi a alegação da construtora responsável pela execução do projeto de que havia erro de cálculo nas vigas que sustentariam o Memorial do Aviador.

Após um período para a reelaboração da estrutura e de toda a burocracia para reavaliação do projeto e liberação dos recursos junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Caixa Econômica Federal, parece que finalmente o Museu da Rampa vai virar realidade.