1 de maio de 2024
Turismo

Veja porque a Abav Expo foi para o Ceará

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) anunciou nesta terça-feira a decisão de retomar a partir deste ano o caráter itinerante que consolidou a Abav Expo como o principal evento do calendário do turismo nacional.

Realizado anualmente pela Abav desde 1974, o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, como foi originalmente batizado, percorreu 15 cidades brasileiras até se fixar no Rio de Janeiro por dez anos, e depois migrar para São Paulo, onde permaneceu entre 2013 e 2019. Em Natal, foi realizado em 1987.

De acordo com a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, a retomada do modelo itinerante sempre foi um desejo manifestado pelos participantes da Abav Expo – visitantes e expositores, principalmente do público internacional. O crescimento contínuo do evento ao longo dos anos, entretanto, acabou por limitar as opções, considerando a logística necessária em cada destino. Incluem-se aí malha aérea, parque hoteleiro e um centro de eventos de ponta. 

“Com as ferramentas e plataformas on-line disponíveis hoje é possível gerar público, negócios, promover conhecimento e proporcionar experiências reais a partir de qualquer destino. Quebramos essa barreira com a realização do Abav Collab no ano passado. Nossa proposta para este ano é transformar a Abav Expo em uma multiplataforma de negócios e vivências com um evento híbrido, que agregue ao espaço presencial as infinitas possibilidades de uma participação online”, explica Magda. 

Em meio à concepção deste projeto inovador, um convite inesperado da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará para que Fortaleza voltasse a receber uma edição da Abav Expo (já havia sido sede nos primórdios do Congresso ABAV, em 1976 e 1989) acelerou o processo inicialmente previsto para médio prazo.

Decisão tomada, com aprovação unânime da diretoria e presidentes das estaduais, a Abav lança a partir desta edição a proposta de traçar um planejamento antecipado para os próximos cinco anos, que contemple um grande destino turístico de cada uma das cinco regiões brasileiras, como forma de promover o turismo doméstico, que ganhará força quando o mercado reaquecer. E já há uma fila de capitais pleiteando a edição 2022.

“Temos comprovadamente uma demanda reprimida por viagens de lazer, que já foram apontadas em inúmeras pesquisas como desejo prioritário do brasileiro quando as restrições da pandemia forem flexibilizadas. O mesmo vai acontecer com as viagens de negócios e com os eventos, e queremos estar passos adiante nesse tão esperado caminho da retomada”, afirma a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar.

A Abav Expo & Collab vai abarcar também a programação do Matchbusiness, potencializando a realização de negócios, por meio de uma dinâmica híbrida e diferenciada. “Teremos um agenda intensa nos dias da feira que reunirá compradores e fornecedores em rodadas de negócios promovidas em diferentes pontos e  equipamentos turísticos do Ceará”, comenta Magda.

As novidades foram apresentadas durante coletiva de imprensa hoje pela manhã. Estiveram presentrs, entre outros, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, do presidente da Embratur, Carlos Brito, do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, do secretário de Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Mello Pinho, e dos presidentes da ABIH Nacional, Manoel Linhares, da ABIH-CE, Régis Nogueira de Medeiros, e da ABAV-CE, Murilo Santa Cruz