26 de abril de 2024
Destino regionalEventosTurismo

Salvador terá encontro de Cidades Inteligentes

O maior e mais importante evento de cidades inteligentes do país chega ao Nordeste com mais uma edição regional. Sediado em Salvador, o Connected Smart Cities Regional Nordeste reunirá mais de dois mil participantes, incluindo representantes dos nove estados da região.

O Nordeste concentra 26,9% da população do país em quase 1.800 cidades e responde por 15% do PIB brasileiro. O evento surge como um espaço vital para discutir soluções e oportunidades que impulsionam o desenvolvimento urbano.

Com seis palcos simultâneos, 18 painéis, mais de 28 horas de conteúdo e mais de 100 palestrantes confirmados, o evento abordará temas cruciais para o avanço das cidades nordestinas, como Cidades Prósperas, Cidades Empreendedoras, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Conectadas, Cidades Resilientes e Inclusivas, Mobilidade Ativa, Data Analytics, Tendências e Conectividade e Integração.

Além das palestras e painéis, os participantes terão acesso a rodadas de negócios, work stations e uma exposição com as soluções e tecnologias mais inovadoras para a região. 

Para enfrentar os desafios relacionados à infraestrutura e aos serviços públicos, o evento contará com a participação de empresas e concessionárias responsáveis pela distribuição de água, saneamento, telecomunicações e gestão de resíduos sólidos.

Estas entidades, juntamente com especialistas do setor, compartilharão soluções já implementadas e servirão como modelos inspiradores para o desenvolvimento de outras cidades, visando superar os padrões nacionais.

Além disso, serão evidenciados os diversos pilares que compõem as cidades inteligentes e que já se destacam em municípios do Nordeste. Isso inclui o planejamento urbano, com ênfase no Plano de Cidades Inteligentes adotado por Salvador; a inovação tecnológica, impulsionada pelo Polo Tecnológico de Recife; a qualidade da educação básica, com notável desempenho em Fortaleza; e a digitalização dos serviços públicos, exemplificada pela plataforma Ajuinteligente, de Aracaju.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *