1 de maio de 2024
Turismo

Serras do Agreste Potiguar têm projeto de agricultura familiar aliado ao Turismo

Produção associada ao Turismo
Produção associada ao Turismo

Mais uma etapa do projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo nos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras foi iniciada com a comercialização dos produtos da agricultura familiar na cadeia do turismo.

A ideia do projeto é desenvolver uma nova rota turística no Estado neste pedaço do Agreste potiguar a partir do protagonismo da comunidade aliado à infraestrutura turística e divulgação.

“Diante do viés sustentável e turístico deste projeto, esse envolvimento dos produtores locais no processo de comercialização de suas artesanias e orgânicos é fundamental”, avalia o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar.

Até essa fase de comercialização, a equipe da Setur, que coordena o projeto, realizou inúmeras visitas aos agricultores para definir o valor dos produtos a serem vendidos.

A lista de produtos disponíveis foi apresentada aos empresários da região ontem (7) e estará à venda na Central de Comercialização, no espaço Titanic, em Serra de São Bento.

Em continuidade às ações do projeto no território, nesta sexta-feira (9), às 14h, será promovida uma reunião na Câmara Municipal de Serra de São Bento, com presença do Banco do Nordeste, Agência de Fomento do RN e Sebrae, para abordar assuntos relativos a linhas de crédito, financiamento e empreendedorismo.

Os três municípios que compõem esta nova rota turística idealizada pela Setur RN são conhecidos pelas serras, turismo de aventura, simplicidade e clima agradável. E o objetivo do projeto, que conta com recursos do Governo Cidadão através de empréstimo do Banco Mundial, é levar desenvolvimento e sustentabilidade à região.