3 de maio de 2024
Turismo

Turismo de aventura na região serrana. O RN tem

Os cenários parecem pinturas, formações rochosas únicas emolduradas por um céu azul e uma vegetação típica da caatinga nordestina. É assim a região em torno da Pedra da Boca, próxima ao município de Passa e Fica, a 86 km de Natal.

Pedra da Boca, uma das atrações de Passa e Fica
Pedra da Boca, uma das atrações de Passa e Fica

As belezas naturais encantadoras e as inúmeras possibilidades de aliá-las aos esportes e práticas de aventura impulsionaram a Secretaria de Turismo do RN e a Emprotur para a realização de uma visita técnica para averiguação e análise da estrutura local.

O grupo que participou da visita técnica foi formado por consultores do Sebrae-RN, professores do IFRN, condutores locais e aventureiros profissionais, além de representante da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), da Emprotur e da Setur RN.

No roteiro, inspeção à estrutura local de hospedagem e gastronomia, assim como, obviamente, o reconhecimento das trilhas e a visualização dos pontos mais importantes voltados para o turismo.

Visão privilegiada de Passa e Fica
Visão privilegiada de Passa e Fica

O Parque Estadual Pedra da Boca tem 157 hectares de natureza propícia para o turismo de aventura, segundo o aventureiro Julio Castelliano, que vive da aventura profissional há mais de 15 anos.

“As formações que temos aqui são incríveis para a prática da escalada, do rapel e do balanço. O mais difícil a natureza já fez, agora temos que trazer os turistas”.

Se a natureza caprichou, os empresários não estão deixando a oportunidade passar. Nos municípios vizinhos, como Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, há hotéis, pousadas e restaurantes para todos os públicos, desde estruturas mais simples a recantos charmosos, no estilo hotel-butique.